Nossa Historia

Nossa Bandeira
Alta Floresta está localizada no extremo norte do estado de Mato Grosso, a 830 km capital do estado, Cuiabá. Conta com uma população de 47.000 habitantes e uma área de 6.089,59 km2.
Foi fundada em 1976, por Ariosto da Riva que fez a colonização de Alta Floresta.
Em 1973, a rodovia Cuiabá-Santarém (BR 163) partia de Cuiabá em direção ao seu ponto final, Santarém, no Pará. Eram 1.700 Km. O 9º BEC chegara ao Km 642, possibilitando a INDECO, a partir daí, construir sua própria estrada de 147 quilômetros em direção a oeste, em busca da futura sede da colonização, que seria denominada Alta Floresta.


O Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica foi criado pelo Decreto de Nº. 2.319, publicado no DOE/MT de 08/06/1998 e, regulamentado pela Lei 8405/05, esta Lei definiu que o CEFAPRO tem por finalidade a formação continuada, a inclusão digital e o uso de novas tecnologias na prática pedagógica dos professores da educação básica da rede pública estadual de ensino. O CEFAPRO, em Alta Floresta constitui-se como um pólo educacional tendo como área de abrangência 07 municípios da região: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Canaã, Nova Monte Verde e Paranaíta. Historicamente, grande parte desses municípios foram distritos que se emanciparam da cidade de Alta Floresta.
A proposta pedagógica do CEFAPRO de Alta Floresta está centrada no processo de formação continuada com base na política de educação do Estado de Mato Grosso, para promover a escola como espaço de formação e produção coletiva, com base na experiência do profissional docente através da investigação e reflexão sobre a própria prática docente para promover a autonomia, pois de acordo com NÓVOA, a preocupação com a pessoa do professor é central na reflexão educacional pedagógica. Sabemos que a formação depende do trabalho de cada um. Sabemos também que mais importante que formar é formar-se, que todo conhecimento é autoconhecimento e que toda formação é auto-formação. Por isso, a prática pedagógica inclui o individuo, com suas singularidades e afetos. E, ainda todo professor deve ver a escola não somente como o lugar onde ele ensina, mas onde aprende. A atualização e a produção de novas práticas de ensino só surgem de uma reflexão partilhada entre os colegas. Essa reflexão tem lugar na escola e nasce do esforço de encontrar respostas para problemas educativos. Tudo isso sem cair em meras afirmações retóricas. Nada vai acontecer se as condições materiais, salariais e de infra-estrutura não estiverem devidamente asseguradas.
Identificamos a educação como processo de formação humana e fruto de fatores históricos, filosóficos, sociais, epistemológicos e culturais, nos quais somos co-participantes.
Acreditamos que a educação promove a liberdade e a humanização do homem, pelo qual este deve ser objeto de formação continuada através da reflexão da própria aprendizagem. Neste contexto, o trabalho do CEFAPRO de Alta Floresta é fazer a interface que perpassa o contexto das disciplinas, para bordar temas relevantes às políticas educacionais do estado e do país, tais como : alfabetização;  organização curricular por ciclos de formação humana; ensino fundamental de nove anos; ensino da matemática e da linguagem tendo como referência as orientações curriculares do Estado de Mato Grosso; o uso das novas tecnologias nas áreas de conhecimento; educação infantil, entre outros.
Nossa visão de futuro
Ser um centro de referência da formação continuada dos professores, pautado no desenvolvimento da consciência ética e profissional visando à qualidade do ensino-aprendizagem.
Nossa Missão
Formação continuada dos profissionais da Educação da Rede Pública de Ensino, no âmbito do CEFAPRO – Pólo de Alta Floresta/MT.
Nossos Objetivos Estratégicos
Atualização do processo de Gestão Educacional; implementação da Formação Continuada e Inicial aos docentes e Técnicos da Rede Pública do Pólo de Alta Floresta/MT.
Nossa Função
Executar a política de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica / escola Organizada por Ciclos de Formação Humana e ensino Médio, incluindo as modalidades específicas da educação do Estado de Mato Grosso.

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