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Mostrando postagens de abril 10, 2011

23 de Abril - Dia Mundial do Livro

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Apesar do surgimento de tantas novas tecnologias, o livro ainda permanecerá muito tempo entre nós, apesar de muitos alardearem sua futura "aposentadoria". Ele ainda é a forma mais democrática e acessível de conhecimento, se considerarmos a população mundial como um todo. E, há lugar para todos, felizmente! O dia-homenagem foi instituído pela Unesco em 1996. Ele é celebrado em cerca de 100 países, e mobiliza uma vasta rede internacional de editores, livreiros, bibliotecários, associações de autores, tradutores e muitos outros amigos da causa do livro e da leitura . É importante que se tome consciência dos benefícios econômicos, morais e cívicos da leitura, para que os indivíduos possam engajar-se na luta por um mundo melhor. A escolha do dia deve-se ao fato que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram em um 23 de abril. O aces
REFLEXÕES SOBRE O LIVRO: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 ( Coleção leitura ). Carlos Alberto Cardoso/CEFAPRO 2011 O livro Pedagogia da Autonomia foi escrito em 1996 e lançado pela editora Paz e Terra. Seu valor no mercado gira em torno de 20,00. Está organizado em 03 capítulos. O 1º discute a tese : “ Não Há docência sem Discência”. O 2º discorre sobre “Ensinar não é transferir Conhecimento” e o 3º capitulo apresenta fundamentos na proposição “Ensinar é uma Especificidade Humana. Os capitulos se desdobram num conjunto de 27 exigências necessárias no ato de ensinar. É um livro de formato pequeno, fácil de ser compreendido. O autor usa um vocabulário que oscila entre o nível acadêmico e o senso comum. Esta livro tem 148 páginas. Paulo Reglus Neves Freire ou, simplesmente, Paulo Freire, nasceu no dia 19 de setembro de 1921 em Recife, estado de Pernambuco

Concepções de currículo

REFLETINDO SOBRE CURRÍCULO ESCOLAR A PARTIR DAS TEORIAS E TEÓRICOS CURRICULISTAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS Professor Formador: Carlos Alberto Cardoso A palavra CURRÍCULO, vem do latim: curriculum, que significa: ato de correr, pista de corrida, curso, percurso. Segundo William Pinar, o currículo é compreendido como uma atividade, mas uma atividade que não se limita à nossa vida escolar, educacional, mas à nossa vida inteira. As questões centrais que servem de pano de fundo para quaisquer teorias de currículo são: Qual conhecimento deve ser ensinado? Por que esses conhecimentos e não aqueles devem ser selecionados? Quais interesses fazem com que sejam esses conhecimentos presentes no currículo e não outros? Qual é minha concepção de ser humano? Qual minha concepção de sociedade, de mundo? Qual o perfil de ser humano desejável para determinado tipo de sociedade? “Currículo como instrumento de formação humana. É um instrumento de socialização do conhecimento por excelência” ( Elv