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Mostrando postagens de outubro 2, 2011

FORMADORA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO CEFAPRO DE ALTA FLORESTA PARTICIPA DO IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO EM RECIFE/PE

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A formadora de Tecnologia Educacional Valdite A. Heinzen participou nos dias 28, 29 e 30 de setembro do IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação em Recife/PE onde apresentou um trabalho que está iniciando junto aos professores das salas de recursos do Pólo de Alta Floresta. Trata-se de uma formação continuada que auxiliará esses professores a desenvolverem ações pedagógicas significativas mediadas pelas tecnologias digitais de informação e de comunicação e de recursos de acessibilidade alicerçadas na premissa da inclusão social e digital de sujeitos com necessidades educativas especiais. Pois as TICs, apesar de as escolas estarem muito bem equipadas, ainda são pouco utilizadas com alunos com necessidades educacionais especiais, constatando-se que isso se dá, principalmente pela falta de formação adequada do professor em como utilizá-las pedagogicamente. Segundo a Formadora, a maioria dos professores demonstra-se abertos e interessados em apropriar-se do uso das Tics nas sua

Avaliação da Educação em MT

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ANTONIO CARLOS MÁXIMO No início de 2003, acompanhado do sábio e experiente Gabriel Novis Neves – então, Secretário de Estado de Educação – apresentei para professores, coordenadores e diretores de escolas, em Sinop, os resultados do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica. Na medida em que eu expunha os “slides” com as matrizes de competências e habilidades que os alunos deveriam dominar; na subseqüente apresentação dos resultados dos exames de matemática e língua portuguesa, sentíamos na sala um clima de indignação, raiva, curiosidade, choque. Os professores, simplesmente, não acreditavam no que estavam vendo, não admitiam que aqueles resultados fossem verdadeiros. Disseram até mesmo que se tratava de invenção do governo para desmoralizá-los. Diante do ambiente de revolta contida, Gabriel Novis usou de toda a sua carga de bom senso e psicologia médica para acalmar os educadores. Apesar do clima, foi uma experiência enriquecedora porque a reação dos professores indicava