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Mostrando postagens de agosto 5, 2012

Atividades lúdicas fortalecem o aprendizado em Alta Floresta

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Atividades lúdicas fortalecem o aprendizado em Alta Floresta As brincadeiras de crianças são atividades  potencializadoras do processo de ensino aprendizado utilizados pela  Escola Estadual Manoel Bandeira, da cidade de Alta Floresta. Com base no ‘Movimento Pedagógico Brincando e Aprendendo’, a unidade escolar desenvolve atividades subsidiadas por atividades lúdicas e motivadoras destinadas ao atendimento de cerca de 140 estudantes do 1º Ciclo de Formação Humana. Na prática, os reflexos da proposta pedagógica já podem ser percebidos no desenvolvimento das produções de texto e na assiduidade escolar.  Uma vez por semana -  todas às sextas-feiras -  os alunos dedicam-se a participar de ‘ações  motivadoras’. O  intercâmbio entre as salas de aula possibilita aos estudantes conhecerem novos colegas, novos conteúdos e a quebra de preconceitos. Outra proposta é a participação de aulas expositivas em ambientes históricos. São realizadas visitas a museus, instituições

Educadores participam de oficinas práticas da Jornada Alfabeletrar

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Jornada Alfabeletrar promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com cerca de 850 professores formadores, articuladores e assessores pedagógicos da rede pública (municípios e Estado), entra na etapa prática. Até a próxima sexta-feira (10.08), os cursistas participam de oficinas que os auxiliarão no processo de alfabetização nas salas de aula. Divididos em equipes de matemática e linguagem, eles trabalham jogos, músicas e metodologias lúdicas que transportam para a prática os conhecimentos teóricos. “São formas interessantes e muitas vezes desafiadoras”, destaca a assessora técnica da superintendência de Formação da Seduc, Josimar Miranda. As atividades fortalecem os programas já desenvolvidos na escola, como o Trilha, Proletramento, entre outros. “Utilizar o material lúdico (Dourado, por exemplo), para outras operações além das convencionais (soma, subtração, adição e multiplicação) é uma proposta que desconhecia”, destaca a professora articuladora da Escola Estadual Od

Funcionários da Educação comemoram seu dia com muitos desafios à frente

  Funcionários da Educação comemoram seu dia com muitos desafios à frente Os funcionários têm obtido significativas conquistas nos últimos anos              Ontem (7) foi o Dia Nacional do Funcionário da Educação. O segmento, que reúne mais de um milhão de trabalhadores, tem ganhado cada vez mais destaque nas políticas de desenvolvimento do setor. Os funcionários têm obtido significativas conquistas nos últimos anos, como o reconhecimento da profissão e a ampliação do número de vagas nos cursos de formação. Mas ainda tem vários desafios a enfrentar, como a consolidação dos planos de carreira da categoria.             A resolução n° 5 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) foi um divisor de águas para a categoria. O documento, de agosto de 2010, fixou as diretrizes nacionais para os planos de carreira e a remuneração dos funcionários da educação básica. Em outras palavras, pode-se dizer que naquele momento estava sendo "criada" a profi

Arun Gandhi: temos de ensinar sobre emoções que as pessoas não entendem

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Ser neto de um dos principais pacifistas do mundo em todos os tempos é apenas um dos cartões de visita de Arun Gandhi. Ativista político atuante em causas humanitárias, o sul-africano nascido em 1934 vivenciou na juventude a era de preconceito e ódio do apartheid . Casou e mudou-se para a Índia, onde, por três décadas, trabalhou como jornalista e desenvolveu, ao lado de amigos e da esposa Sunanda, morta em 2007, diversas iniciativas com crianças em situações de risco. Em 2008, fundou o Gandhi Worldwide Education Institute, nos Estados Unidos, e trabalha com iniciativas voltadas para a educação dos pequenos carentes no país de origem do avô. Escritor, ele hoje viaja pelo mundo palestrando sobre questões como educação, inclusão e violência. Recentemente, veio ao Brasil para o fórum Educação em Primeiro Lugar , realizado em Salvador. Em entrevista exclusiva ao Terra , Arun comentou sobre modelos de ensino em diferentes países, além de abordar temas como individualismo e consumismo. &

Seduc lança concurso Paz na Escola

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Estudantes da rede pública estadual de Mato Grosso já podem se inscrever no concurso ‘Paz na Escola’ nas seguintes categorias: teatro, logo marca (desenho) e composição musical. O certame organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem por objetivo despertar nos alunos o interesse, a reflexão e o debate sobre a temática, no ambiente escolar. Os interessados devem procurar a direção de suas Escolas que tem até o dia 24 de agosto para selecionar os melhores trabalhos e enviar para a Seduc. A avaliação e escolha dos vencedores se dará por meio de Comissão composta por professores da Secretaria. O resultado das três primeiras colocações por categorias será anunciado em 10 de setembro. Os primeiros colocados na criação da logo marca receberão um Tablet, Netbook e Câmera Fotográfica Digital, respectivamente. O primeiro, segundo e terceiro colocado no teatro receberão: Passeio para as Águas Quentes (Hotel MT) para onze componentes, incluindo o professor re

Formação do Projovem Urbano em Alta Floresta.

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                     No CEFAPRO de Alta Floresta aconteceu mais uma etapa da formação do Programa Projovem Urbano que contou com a participação dos profissionais e a coordenação do núcleo da Escola Marines Fátima de Sá Teixeira sob a orientação da professora formadora Rosemary da Luz, responsável pela formação dos profissionais que atuam no Programa no Polo de Alta Floresta. A formação contou com a colaboração da professora Ms. Marilaine de Castro Pereira, formadora da área das Ciências da Natureza, do CEFAPRO, que contribuiu com a palestra “Os Quatro Pilares da Educação Para o Século XXI”, enfatizando o momento histórico em que a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, diante das necessidades para enfrentar os desafios do próximo século, se reuniu para repensar uma nova educação com saberes capazes de atualizar, enriquecer e aprimorar novos conhecimentos e revelar o tesouro escondido em cada um de nós por meio do relatório enviado a UNESCO (Organização das Naç