Dia 3 de setembro termina o prazo para encaminhamento de textos da OLP

Até o próximo dia 3 de setembro, os diretores das escolas da rede pública que confirmaram a adesão na 3ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’ devem encaminhar os textos para avaliação das Comissões Municipais. Estas analisarão os materiais entre os dias 10 a  21 de setembro. Dividida em etapas, a seleção do material começa na escola, depois é avaliada pelo município, Estado, por região e por último, em âmbito nacional.
Após esse processo,  os textos selecionados - tanto das escolas municipais como estadual - serão disponibilizados à Comissão Julgadora da etapa estadual, composta por representantes da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), dentre outros parceiros.  O processo de análise será realizado no período de 22 de setembro a 17 de outubro. Em dezembro será feito o anúncio dos textos selecionados no país. Em Mato Grosso, o número de escolas participantes chega a 1.246, com adesão de 2.155 professores.
“Uma das condicionalidades é a de que o processo de produção de textos seja realizado em sala de aula, com o acompanhamento do professor. A proposta é a de construção de conhecimento sobre cada um dos tipos de gêneros selecionados”, explica a Coordenadoria de Projetos Educativos e membro da Comissão Julgadora Estadual, professora Gláucia Ribeiro.
Durante a Olimpíada, estudantes de escolas públicas da Educação Básica e  professores de Língua Portuguesa trabalharão textos de quatro gêneros literários, todos sobre o tema “O lugar onde vivo”. Alunos do quinto e sexto ano do Ensino Fundamental  desenvolverão a poesia; sétimo e oitavo ano, textos no gênero memória; nono ano  e, o 1ª ano do Ensino Médio, crônica. Os 2º e 3º anos do Ensino Médio, artigo de opinião. Em Mato Grosso concorrem a seletiva municipal um total de 6,4 mil textos.
Iniciativa
A Olímpiada é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC),  em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Serviço
Mais informações www.escrevendoofuturo.org.br ou em caso de dúvidas, entre em contato através do número 0800 771 9310.
*atualizada


PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional