Encontro debate política formativa das escolas do campo
A construção de uma política formativa que promova a discussão
sobre a
Volney Albano /
Seduc-MT
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Encontro debate políticas formativa com identidade das Escolas do Campo |
O evento ocorre nesta sexta-feira (28.02), durante todo o dia,
no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) da
capital. Cerca de 45 coordenadores e coordenadoras: das 24 Escolas do Campo da
região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e do entorno metropolitano, das 12
Escolas Urbanas que possuem salas anexas na zona rural; além de diretores e
representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participam da
atividade.
De acordo com o gerente de Educação do Campo da Secretaria de
Estado de Educação (Seduc), Rui Leonardo Silveira, o Encontro pretende associar
ao processo formativo sobre as Orientações Curriculares do Campo, a discussão da
necessidade de se trabalhar nas Escolas com temáticas como Economia Solidária,
fortalecimento da produção e geração de rendas nas pequenas propriedades e
comunidades rurais, entre outros.
“Para além do estudo do currículo vamos debater com os
coordenadores esses temas importantes, pois deve haver cada vez mais uma maior
identificação do estudante do campo com as comunidades que eles estão inseridos.
Com esse sentimento de pertencimento, as Escolas precisam trabalhar na
perspectiva de fortalecimento das condições de vida e de trabalho no campo”,
afirmou.
Conforme o coordenador do Cefapro de Cuiabá, Ezemar Mourão
nesse primeiro encontro os coordenadores também traçarão junto com os formadores
do Centro, uma estratégia de formação que atenda a todas as Escolas do Campo e
51 salas anexas. “A partir dessa reunião os coordenadores voltarão para suas
unidades e desenvolverão nas Salas do Educador, tudo que construímos aqui. A
formação que será organizada por eles com os professores será com base no que
debatermos coletivamente nesse encontro”, disse.
Além de promover o estudo das Orientações Curriculares, fazer a
discussão e reflexão sobre a identidade de cada unidade e suas comunidades, o
encontro visa promover a troca de experiências entre os profissionais. “A
Educação do Campo é a mistura do Conhecimento Científico com o Empírico. Por
isso a importância do contato entre os coordenadores para que as experiências
boas sejam compartilhadas”.
As orientações curriculares da Educação de Jovens e Adultos
(EJA) e a proposta de Educação Ambiental estabelecida pela Seduc, também está
sendo trabalhada pelos presentes no Encontro. Na opinião da coordenadora
pedagógica, Geiza Rosa Amorim da Escola do Campo, Faustino Dias de Amorim,
localizada na comunidade Varginha em Santo Antônio de Leverger, todas as
temáticas abordadas no evento são essenciais para o trabalho dos
coordenadores.
“Tudo que estamos discutindo e construindo juntos nesse I
Encontro, levarei para minha Escola para fortalecimento do nosso processo
formativo interno, sobretudo na Sala do Educador. Que esse seja o primeiro de
muitos encontros”, defendeu.
VOLNEY
ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
Assessoria/Seduc-MT
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