Encontro debate política formativa das escolas do campo

A construção de uma política formativa que promova a discussão sobre a
Volney Albano / Seduc-MT
Encontro debate políticas formativa com identidade das Escolas do Campo
identidade das Escolas do Campo, bem como a construção de um processo de melhoria das realidades social e econômica das comunidades, onde essas unidades estão inseridas são os objetivos do I Encontro dos Coordenadores Pedagógicos das unidades do pólo de Cuiabá.
O evento ocorre nesta sexta-feira (28.02), durante todo o dia, no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) da capital. Cerca de 45 coordenadores e coordenadoras: das 24 Escolas do Campo da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e do entorno metropolitano, das 12 Escolas Urbanas que possuem salas anexas na zona rural; além de diretores e representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participam da atividade.
De acordo com o gerente de Educação do Campo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rui Leonardo Silveira, o Encontro pretende associar ao processo formativo sobre as Orientações Curriculares do Campo, a discussão da necessidade de se trabalhar nas Escolas com temáticas como Economia Solidária, fortalecimento da produção e geração de rendas nas pequenas propriedades e comunidades rurais, entre outros.
“Para além do estudo do currículo vamos debater com os coordenadores esses temas importantes, pois deve haver cada vez mais uma maior identificação do estudante do campo com as comunidades que eles estão inseridos. Com esse sentimento de pertencimento, as Escolas precisam trabalhar na perspectiva de fortalecimento das condições de vida e de trabalho no campo”, afirmou.
Conforme o coordenador do Cefapro de Cuiabá, Ezemar Mourão nesse primeiro encontro os coordenadores também traçarão junto com os formadores do Centro, uma estratégia de formação que atenda a todas as Escolas do Campo e 51 salas anexas. “A partir dessa reunião os coordenadores voltarão para suas unidades e desenvolverão nas Salas do Educador, tudo que construímos aqui. A formação que será organizada por eles com os professores será com base no que debatermos coletivamente nesse encontro”, disse.
Além de promover o estudo das Orientações Curriculares, fazer a discussão e reflexão sobre a identidade de cada unidade e suas comunidades, o encontro visa promover a troca de experiências entre os profissionais. “A Educação do Campo é a mistura do Conhecimento Científico com o Empírico. Por isso a importância do contato entre os coordenadores para que as experiências boas sejam compartilhadas”.
As orientações curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a proposta de Educação Ambiental estabelecida pela Seduc, também está sendo trabalhada pelos presentes no Encontro. Na opinião da coordenadora pedagógica, Geiza Rosa Amorim da Escola do Campo, Faustino Dias de Amorim, localizada na comunidade Varginha em Santo Antônio de Leverger, todas as temáticas abordadas no evento são essenciais para o trabalho dos coordenadores.
“Tudo que estamos discutindo e construindo juntos nesse I Encontro, levarei para minha Escola para fortalecimento do nosso processo formativo interno, sobretudo na Sala do Educador. Que esse seja o primeiro de muitos encontros”, defendeu.
VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

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