Curso @luno Integrado: Qualificação em Tecnologia Educacional Digital


Divulgação da oferta


A Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do Laboratório KMinGE e apoio do Ministério da Educação/MEC/Secretaria de Educação Básica/SEB, e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso/CFTE/CEM/CEFAPRO está ofertando 4920 (quatro mil novecentos e vinte) vagas, do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Educacional Digital, para alunos devidamente matriculados no 1º e 2º ano Escolas do Ensino Médio da rede Estadual de Educação.


Este curso é gratuito ao aluno e fomentado pelo MEC/SEB/Proinfo Integrado e será ofertado na modalidade a online, com carga horária de 136h executado pela Universidade Federal de Mato Grosso em Parceria com a SEDU/CFTE/CEM/CEFAPRO.


Se você é aluno de escola pública, está cursando o 1º e 2º ano do ensino médio e tem interesse em complementar sua formação básica e a qualificação profissional na área de tecnologia digital, inscreva-se!


Objetivos do curso


O curso permitirá que os alunos aprovados tenham condições de apoiar os professores na utilização dos LIEDs - laboratórios de informática educativa em suas escolas, além de preparar os aprendentes para o mercado de trabalho com certificação da Universidade Federal de Mato Grosso. Com o curso esses escolares podem candidatar-se a vagas em inúmeras empresas, seja no segmento da tecnologia educacional, tecnologias digitais ou trabalhar de forma autônoma com configuração e montagem de computadores.


Conteúdo Programático


O curso Qualificação em Tecnologia Digital está organizado em quatro módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais e Manutenção de Computadores, totalizando uma carga horária de 136h.


Módulo 1 - Introdutório (26h)


Focaliza alguns aspectos considerados relevantes para o aluno que se propõe a participar de curso desenvolvido a Distância-online. Nesse sentido, tem como proposta discutir aspectos gerais sobre as temáticas: Educação a Distância-online/online, Sociedade em rede e Evolução da Informática.


Módulo 2 - Hardware (40 h)


Aborda os conceitos e fundamentos relacionados a alguns modelos de computadores modernos e seus principais componentes e processos. Este módulo é composto pelas unidades: Introdução ao Hardware, Processador, Memória RAM, Componentes Gráficos e Barramentos.


Módulo 3 - Sistemas Operacionais (40 h)


Desenvolvido no sentido de favorecer que o aluno entenda a interação entre o hardware e o sistema operacional, perceba as diferenças existentes entre os diversos sistemas operacionais, e que seja capaz de destacar as vantagens de se optar por determinado sistema, em detrimento de outro. Este módulo é composto pelas unidades: Introdução aos Sistemas Operacionais, Gerenciamento de Processos, Gerenciamento de Memória, Gerenciamento de Arquivos, História dos Sistemas Operacionais e , Sistemas Operacionais Modernos.


Módulo 4 - Manutenção de computadores (30 h)


Oferece uma discussão a respeito dos procedimentos e posturas preventivas como uma das estratégias para manutenção de computadores. As unidades deste módulo são: Adote uma postura preventiva, Upgrade de componentes, Resolução de problemas de hardware e Erros típicos de montagem.


Cronograma


15/05/2013 a 30/05/2013 - Cadastro no e-Proinfo e inscrição dos alunos interessados em realizar o curso.
15/05/2013 a 05/06/2013 - Seleção dos alunos que irão participar do curso.
15/05/2032 – À medida que os alunos tenham suas matrículas efetivadas, serão divulgadas as turmas e seus respectivos mediadores.
01/06/2013 - Início do curso.


Processo de seleção


1º - Passo - Inscrição:


Observação:


  • Formadas as turmas, você receberá um email confirmando data para o encontro presencial de formação em sua escola




2º - Passo - envio de documentos:


Enviar cópia de um documento pessoal (identidade ou certidão de nascimento) e comprovante de matrícula ou declaração de frequência comprovando que você está devidamente matriculado no 1º ou 2º ano do ensino médio em 2013. Os documentos solicitados deverão ser recolhidos pela coordenação da escola e enviados aos CEFAPROS ou em formato digital no email alunointegrado.ufmt@gmail.com.


3º - Passo - Formação para uso do Ambiente Colaborativo de Aprendizagens (e-proinfo)


Após realizar a inscrição e formada a turma onde você fará o curso, o formador em Tecnologia Educacional do CEFAPRO (mediador presencial) irá até sua escola e possibilitará sua formação para uso do e-Proinfo.




Observações:



  • Os alunos selecionados para participar desta oferta do curso, vão participar de uma turma que terá início dia 01/06/2013. A partir desta data os mediadores presencial farão visitas às escolas para a formação presencial dos cursistas para uso da plataforma e-proinfo e os mediadores online entrarão em contato com os alunos por e-mail via e-Proinfo.
  • Durante todo o processo seletivo você deve verificar as informações divulgadas no Blog do curso e enviadas por e-mail. Não esqueça de verificar a caixa de spam e lixo eletrônico de seu e-mail informado no cadastro, pois as mensagens enviadas pelo sistema podem ser consideradas não confiáveis. Se você verificar que as mensagens do e-Proinfo não foram reconhecidas pelo seu servidor de e-mail como confiáveis, altere esta opção para as próximas mensagens serem direcionadas para a caixa de entrada.


Faça a diferença em sua formação e na construção de redes de aprendizagens online, próprias do século XXI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional