Tecnologia Educacional

Formadora: Rozani Beatriz Tozzi 
Formador:


Professores Formadores em Tecnologia Educacional lotados nos CEFAPROS.


Competências tecnológicas e de gestão

_ Competências na utilização de equipamentos e na formação em redes de computadores.
_ Competências na utilização de Sistemas Operacionais.
_ Capacidades para usar adequadamente os recursos tecnológicos e seus aplicativos.
_ Competência para a gestão dos programas executados em parceria com o MEC envolvendo as Tecnologias Educacionais Digitais.
_ Gerir a integração dos recursos virtuais no processo de ensino aprendizagem – plataformas de aprendizagem- fomentando-os através dos CEFAPROs;
_ Acompanhar e implementar as ações do Projeto UCA;
_ Capacidade de promover a convergência de metodologias na formação pedagógica da Tecnologia Educacional;
_ Conhecer os diversos softwares educativos adequados para a aprendizagem dos profissionais em formação.

Competências pedagógicas

_ Capacidade em articular o trabalho de formação continuada em Tecnologia Educacional por área de conhecimento embasada nas orientações curriculares.
_ Saber integrar a competências para o desenvolvimento de autorias em torno dos softwares educativos;
_ Fomentar a utilização dos recursos EaD on-line e off line, em consonância com as diretrizes para a realização das ações utilizando a informática educativa;
_ Impulsionar o trabalho colaborativo, contextualizando o mesmo no processo de ensino aprendizagem;
_ Utilizar e propiciar o recurso multimídia on-line e off-line como forma de construção de conhecimentos, assim como de motivação, interesse e dedicação à aprendizagem;
_ Proporcionar a integração dos recursos virtuais no processo de ensino-aprendizagem, deixando espaço para a interação presencial entre formandos, e entre os formadores dos CEFAPROS;
_ Sensibilizar os formandos da responsabilidade para a consecução das tarefas, tendo em conta a flexibilidade conteúdo / tempo inerente às mesmas;
_ Adotar estratégias que motivem o formando a envolver-se na sua própria aprendizagem e lhe permitam desenvolver a sua autonomia e iniciativa;
_ Adotar uma metodologia orientada para a prática, para a experimentação e para a pesquisa, flexível e ajustável às diferentes situações e fases da aprendizagem.
_ Motivar os formandos a examinar criticamente a função da tecnologia na educação.
_ Participar das capacitações propostas pelo PROINFO e PROINFO INTEGRADO;

_ Gerenciar os ambientes colaborativos de aprendizagem;
_ Acompanhar e divulgar as ações dos tutores do Programa Profuncionário (Professor Mediador de Web-aprendizagens), nos Cefapros onde não há o profissional da Área 21.






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