NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu, na noite de ontem (24/04), o “Prêmio Camélia da Liberdade Ação Afirmativa, Atitude Positiva” na categoria Instituição de Ensino. A solenidade de premiação foi realizada na Casa de Espetáculos Vivo Rio, no Rio de Janeiro.
Concedido pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), com o patrocínio da Petrobras, a honraria reconhece iniciativas que promovam ações afirmativas como forma de contribuição para a superação das desigualdades raciais e sociais, de tal forma que fortaleçam os princípios democráticos.
Ao receber o prêmio das mãos da doutora em comunicação e cultura Azoilda Loretto, a coordenadora do NEPRE-UFMT, Maria Lúcia Rodrigues Muller, destacou que o prêmio “reconhece a coletividade, ou seja, todas as pessoas envolvidas no NEPRE, que trabalham ou realizam pesquisas no grupo”.
A premiação busca incentivar empresas, universidades, governos, instituições públicas e veículos de comunicação a desenvolver projetos de ações afirmativas, de valorização da diversidade e inclusão étnica nos seus quadros, e que ao longo do ano tenham demonstrado compromissos concretos com a inclusão dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Foram premiadas nesta edição 15 instituições e/ou personalidades.
NEPRE
Criado em 2001 com o objetivo de desenvolver pesquisas e atividades de extensão vinculadas a temática das “Relações Raciais na Educação”, o NEPRE faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMT e está registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Nesses 11 anos já atendeu mais de 3 mil professores e técnicos das redes de ensino, municipais e estadual, de Mato Grosso em cursos de formação continuada, extensão, aperfeiçoamento e especialização lato sensu, além de realizar eventos científicos. Também foram orientadas e defendidas 35 dissertações de mestrado. Ao relembrar essa trajetória, Maria Lúcia destaca a importância da parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva) para o funcionamento do NEPRE. “A Uniselva é o nosso grande departamento administrativo e financeiro, que nos ajuda com a gestão dos nossos projetos”, afirma a coordenadora.
Estão em andamento no grupo três pesquisas de doutorado sobre as relações étnico-raciais na educação e, ainda este ano, será ofertada a 3a turma do curso de Especialização em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira, na modalidade a distância, que irá formar profissionais da educação básica, para atendimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e fornecer subsídios para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”