CEFAPRO DE ALTA FLORESTA REALIZA ENCONTRO COM OS PROFESSORES PARA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO

O encontro promovido pelo Cefapro de Alta Floresta tem como objetivo reunir os professores das três Áreas do Conhecimento (Humanas, Natureza e Matemática e Linguagens). 
O encontro com os professores de Ciências Humanas ocorreu dia 01/06. O de Ciências da Natureza e Matemática está acontecendo hoje (03/06). Já o de Linguagens acontecerá dia 08/06.
A iniciativa do encontro surgiu de algumas solicitações feitas por alguns professores e escolas, bem como do pedido da Maidan Lara, Coordenadora Geral  do Programa do Livro Didático de MT. Além disto, lembra o Professor Formador da Disciplina de História Clailton Lira Perin “que a região do extremo norte do Estado há falta professores formados em algumas disciplinas como, por exemplo, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química entre outras e que por causa disto, essas disciplinas acabam sendo lecionadas por professores que são formados em outras áreas e que quando precisam realizar a escolha dos livros didáticos deparam com algumas dificuldades”.  O Professor Formador de Geografia Alexandre Gomes Daniel “lembra que muitos professores mesmo formados na sua área  de atuação não conseguem realizar uma análise mais profunda do Guia do Livro Didático, devido a sua jornada de trabalho e até mesmo pela falta de tempo para tal atividade”.
O referido encontro é realizado com base no Guia do Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2012 para o Ensino Médio, onde o mesmo expõe a análise de cada uma das obras aprovadas, aponta as características, seus aspectos positivos e limitações das obras. Procura oferecer elementos para que o professor possa verificar a adequação, ou não, com a proposta didático-pedagógica para a sua realidade escolar. O diretor José Marcos dos Santos lembra que “ o princípio de escolha dos livros didáticos  é de responsabilidade dos professores e das instituições escolares, queremos apenas proporcionar um momento de auxílio aos professores e as escolas e que isto constitui um dos pilares do PNLD, pois garante o respeito ao pluralismo de ideias e concepções pedagógicas e à autonomia pedagógica dos estabelecimentos de ensino.

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