SECITEC
Estão abertas as inscrições do MT Preparatório
São oferecidas 20 mil vagas nos 141 municípios de Mato Grosso. A inscrição segue até o dia 20 de julho

Por Luciana Cury/Da Assessoria da Secitec 


Está aberto o período de inscrições do ‘MT Preparatório’- maior programa de ensino a distância da região Centro-Oeste. São ofertadas cerca de 20 mil vagas em todos os 141 municípios de Mato Grosso. Em Cuiabá estão disponíveis 1.430 vagas e em Várzea Grande 850.  
Para se inscrever o interessado deve estar cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio, ou então ter concluído os estudos há mais de dois anos. Os matriculados nas oito escolas técnicas de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) também podem fazer a inscrição.    
De acordo com o edital do programa, divulgado desde o último dia 4 no Diário Oficial, os matriculados no 3º ano das unidades credenciadas para receber as aulas via satélite e os alunos das escolas técnicas do Estado têm prioridade no preenchimento das vagas. Caso esses dois grupos não ocupem todas as vagas ofertadas, os alunos do 2º ano dos locais de ensino que participam do ‘MT Preparatório’, os do 3º ano matriculados nas unidades não contempladas pelo programa e os que terminaram o Ensino Médio há mais de dois anos poderão ocupá-las. Para esses três segmentos o critério de desempate será a idade.    
É possível encontrar o formulário de inscrição do ‘MT Preparatório’ no endereçohttp://www.fundetecmt.org.br/mtpreparatorio/ 
A divulgação dos aprovados (1ª chamada) será feita em 26 de julho. As matrículas deverão ser feitas entre 1º a 3 de agosto, das 8hs às 21hs. Já as aulas, que ocorrerão nos períodos matutino e noturno, estão previstas para começar no dia 11 de agosto.  As inscrições terminam no dia 20 de julho,às 20 horas (horário oficial de MT).
MT PREPARATÓRIO  
O ‘MT Preparatório’ é constituído por aulas em TV digital interativa, com imagens conduzidas via satélite em tempo real, como em uma transmissão televisiva, com possibilidade de interação, ao vivo, entre professor e alunos, por voz e vídeo. 
O programa conta com aulas de preparação para Vestibular, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e concurso público. Cada sala de aula será equipada com um kit composto por: Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD 42 polegadas, impressora a laser e no-break. Um estúdio de TV está sendo montado na sede da Secitec, com ilhas de edição e três câmeras de alta tecnologia. Desse estúdio o professor ministrará a aula, cujas imagens serão exibidas em tempo real aos 141 municípios atendidos. 
Os alunos participantes ganharão todo o material didático - livros encadernados e coloridos-, e mais um DVD contendo 100 vídeos-aulas. 
            O investimento para toda essa tecnologia, que tem dado bons resultados educacionais aos estados do Amazonas, Bahia, Maranhão e Piauí, custou R$ 15 milhões.            
 Confira em anexo o Edital do MT Preparatório e a relação das escolas contempladas pelo programa educacional estadual.  

Outras informações:

Luciana Cury/Assessoria de Imprensa da Secitec-MT. 
(65) 9982-6498. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional