ALTA FLORESTA REALIZA O I PRÉ-FÓRUM “ PAZ NAS ESCOLAS”


“ A autoridade de um Pai de família e de um Professor em sala de aula, se conquista: Como conseqüência, gera respeito. Autoritarismo é atitude de imposição de cima para baixo. A conseqüência, é o desrespeito e a desconfiança”.( Prof. Carlos).
Assessoria Pedagógica de Alta Floresta em parceria com o CEFAPRO e Secretaria Municipal de Educação, realiza a Etapa Municipal do I Pré-Fórum Estadual “PAZ NAS ESCOLAS”.
O evento foi realizado na última sexta-feira dia 23 de setembro de 2011, nas dependências do CEFAPRO e contou com a participação de representantes dos profissionais das escolas estaduais e municipais, polícia militar, conselho tutelar, Amor Exigente e representantes de pais e alunos.
O objetivo deste fórum foi identificar situações de conflitos e de violência que atingem diretamente os ambientes escolares e seu entorno. Além disso, colaborar na construção de políticas públicas educacionais focadas na melhoria da qualidade do ensino.
A realização deste fórum é de suma importância e aponta-nos a necessidade de juntos, secretaria de estado de educação, secretaria de segurança pública, ministério público e sociedade civil, construirmos propostas claras e efetivas para o enfrentamento da violência que está proliferando dentro das escolas e /ou em seu entorno.
Não podemos em hipótese alguma, ainda ficar no nível do discurso, que na maioria das vezes, é emblemático e demagógico, deixando os profissionais da educação, pais, alunos e familiares, a mercê da violência praticada por jovens e adolescentes desamparados de uma educação familiar consistente. Ou ainda, amparados por leis protecionistas que assolam nosso País.
Combater o crime organizado e as mais variadas formas de violência, que vêm ocorrendo em nosso estado/município, adentrando as escolas e /ou em seu entorno, deve ser meta primordial de um governo que tem preocupação com a segurança de seus cidadãos. Não há mais tempo a perder quando se trata de preservar e proteger a vida daqueles que estão em situações de riscos.
É neste contexto de alerta e de grito de socorro, que este fórum “PAZ NAS ESCOLAS” tem sido realizado em nosso município. Entretanto, mesmo sentindo-nos fragilizados e por vezes impotentes diante de tais situações, os gestores de nossas escolas têm desenvolvido brilhantes trabalhos com os alunos e pais, visando de conscientizá-los e sensibilizá-los da necessidade de sermos parceiros na construção de uma educação, onde todos se respeitem e valorizem o ser humano independente do seu status quo.
Como resultado desta etapa municipal, foram elencadas mais de 50 propostas de ações que servirão de base para discussões na etapa estadual e como implementações nos projetos políticos pedagógico de nossas escolas.
No final do evento foram eleitos representantes para participarem da etapa estadual em Cuiabá, que realizar-se á nos dias 10 e 11 de outubro do corrente ano.
“Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível.” (Paulo Freire)

Carlos Alberto Cardoso
Assessor Pedagógico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional