DICAS PARA O ENEM

Angela Chagas
Agencia Terra.
O que revisar na última semana? Veja dicas para as provas do Enem.
Pelo menos cinco milhões de brasileiros fazem, no sábado e no domingo, uma maratona de provas que pode garantir a aprovação em universidades de todo o País. Faltando pouco tempo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda dá tempo para revisar os principais conteúdos que serão cobrados em cada área do conhecimento.
Para quem chegou à última semana sem ter estudado praticamente nada, a dica para não "fazer feio" é conhecer as provas anteriores. Segundo o especialista em Enem e presidente de honra do cursinho Henfil, Mateus Prado, o exame é diferente dos vestibulares tradicionais e fazer as questões dos anos anteriores é um passo importante para não tomar uma surpresa na hora da prova.
Para aqueles que já realizam uma jornada de estudos, o Terra selecionou dicas de vários professores que podem ser muito úteis nesta reta final. Das poucas fórmulas que fazem a diferença na prova, aos conteúdos certos em cada área, veja como se dar bem no Enem.
Ciências Humanas e suas TecnologiasCom 45 questões, a prova de Ciências Humanas será realizada no sábado, juntamente com a de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A área aborda conhecimentos de história e geografia, além de questões relacionadas com a filosofia e a sociologia.
Com questões extensas, a dica do professor de História do Cursinho da Poli, de São Paulo, Elias Feitosa de Amorim Junior, é saber interpretar o que é pedido. "Quando pegar a questão, o candidato precisa ler com calma, grifar o mais importante e compreender o que é pedido", afirma. Segundo ele, temas atuais devem dominar as questões de história, por isso o professor sugere fazer uma busca na internet sobre alguns fatos atuais que devem ser destaque na prova.

"O Enem deve cobrar a relação de um fato atual com algum relacionado no passado, como a crise econômica de agora com a crise de 1929", explica. Outros temas que devem estar presentes são as revoltas no mundo árabe, a eleição da primeira mulher presidente do Brasil - Dilma Rousseff - e questões sociais, como a igualdade de direitos entre homossexuais e heterossexuais. "Outra coisa muito forte é o tema da identidade brasileira, que pode ser relacionado a uma questão sobre o período da escravidão no País".

Especialista em Enem, Mateus Prado diz que vale revisar também a revolução industrial e tecnológica, bem como os direitos conquistados a partir da constituição de 1988, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Estatuto do Idoso.

Dica: a eleição da primeira mulher presidente do Brasil deve aparecer na prova

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional