Alunos de Escola do campo trocam bola por tabuleiros de xadrex




A Escola Estadual Boa Esperança localizada a 75 km de Alta Floresta- MT, tem encontrado no jogo de Xadrez um dos mais importantes recursos pedagógicos. Depois que o Centro de Formação e Atualização de Professores da Educação Básica – CEFAPRO através do formador Pedro Paulo de Lima da área das ciências da Natureza e Matemática sugeriu a utilização dessa ferramenta pedagógica a mesma se faz presente todos os dias no intervalo do recreio. Muitos educandos aprenderam a jogar e a tomar gosto por esse envolvente jogo.
As atividades lúdicas e jogos são importantes no desenvolvimento das crianças e adolescentes , por isso deveriam ser mais valorizados pela família e Escola, e não consideradas apenas como pretexto para ocupar horas vagas. O jogo de xadrez é considerado uma das atividades fundamental no desenvolvimento do raciocínio lógico, exercita o respeito pelas regras, a concentração, a paciência, a agilidade e ainda pode se tornar fonte de prazer.
Para VYGOTSKY (1933), que afirmou "embora no jogo de xadrez não haja uma substituição direta das relações da vida real, ele é sem dúvida, um tipo de situação imaginária". Conforme propõe este psicólogo, através da aprendizagem do xadrez, a criança estaria construindo habilidades e conhecimentos socialmente disponíveis, podendo contribuir com a auto-estima.
Percebemos que no mundo moderno somos direcionados a raciocinar sob pressão, e esse jogo pode nos ajudar a tomar decisões mais acertadas, pois a partir dele poderemos ter mais cautela em nossas ações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional