Formação Módulo VI - Escola Ativa

No dia 03 de novembro/2011, o Assessor Pedagógico e Coordenador da Educação do Campo da SME/AF  Nilson Pereira da Silva e a Formadora de Tecnologia Educacional do CEFAPRO/AF, Valdite A. Heinzen realizaram a formação do VI módulo  da Escola Ativa para os professores do campo de Alta Floresta.
Nesse módulo o foco foi o uso de recursos tecnológicos nas escolas, com o objetivo de promover um espaço de conhecimento, reflexões, estudos e socialização de experiências sobre os desafios do processo de ensinar e aprender nas escolas do campo, intensificando a importância de articular as tecnologias que estão presentes na escola às atividades pedagógicas, ressaltando a possibilidade de adequar o planejamento viabilizando atividades que envolvam todos os alunos nessa prática pedagógica.
Participaram dessa formação os professores das escolas do campo.
O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classe multisseriada. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores buscando estratégias metodológicas para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriada, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula. 
Para garantir a melhoria da qualidade da educação no meio rural, o projeto utiliza diversos recursos, desde a auto-aprendizagem e o trabalho em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais. Além disso, a Escola Ativa estimula a participação da comunidade e viabiliza a capacitação e atualização dos professores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

Cidade do PI é grande vencedora em Olimpíada de Matemática

Projetos de Pesquisa na Escola Estadual do Campo Ivone Borkowski.