Seduc promove formação para professores Escola Ativa

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) promoverá entre os dias 23 a 25 novembro, evento formativo aos profissionais da educação da rede pública -estadual e municipal - que atuam no programa Escola Ativa. As atividades ocorrerão no Centro de Formação Olga Benário Prestes situado no Km 19 da BR 163, em Várzea Grande, no sentido Jangada.

A formação tem quatro objetivos. São eles: melhorar a qualidade do ensino ofertado em escolas multiseriadas e multicicladas do campo, fortalecer o apoio aos sistemas estadual e municipais de ensino na melhoria da educação das escolas do campo disponibilizando diversos recursos pedagógicos de gestão, realizar a formação continuada para educadores envolvidos com o programa, e publicar e disponibilizar materiais pedagógicos que sejam apropriados para desenvolvimento do programa.

De acordo com a servidora da Gerência de Educação do Campo da Seduc, Regina Costa, o Escola Ativa é uma realização do Ministério da Educação (MEC), que é gerido no Estado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “A Secretaria atua na supervisão tanto nas escolas que aderiram ao programa na rede estadual e municipal”.

Ela ainda destaca que por intermédio do Escola Ativa os professores que atuam na educação do campo recebem formação para atuarem com turmas multiseriadas nas escolas das redes municipais e multicicladas nas da rede estadual. “O ensino ofertado nessas escolas consiste em metodologias de ensino que atendam em uma mesma turma alunos de várias idades. Isso ocorre porque a demanda de alunos no campo é muito baixa e há dificuldades de formação de turmas com alunos com mesmas idades”, explicou.

Oferta

Atualmente Mato Grosso possui 64 unidades do campo que ofertam a educação multiciclada. Ao todo 82 professores atuam no atendimento de 17 mil alunos. Nas redes municipais, o número de escolas chega a 637, com oferta educacional a mais de 60 mil estudantes.

Regina Costa informa que 54 profissionais da rede estadual participarão da formação, juntamente com 29 educadores das escolas municipais. Após a atividade eles atuarão como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

Para transportar os participantes até o local do evento, a Seduc disponibilizará ônibus nos dias 22 e 23. O traslado será do Terminal Rodoviário de Cuiabá até o Centro Olga Benário, passando pela rodoviária de Várzea Grande. O veículo partirá da capital às 14h no primeiro dia e às 7h no segundo.

Mais informações pelo telefone da Gerência no (65) 3613-6444.

Clique Aqui para acessar a programação do Evento Formativo.


VOLNEY ALBANO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional