Quinze minutos de exercício por dia podem prolongar a vida em três anos

Estudo mostra que a atividade física diária com duração de 15 minutos – como caminhadas moderadas – pode reduzir o risco de morte em 14% e aumentar a expectativa de vida em três anos.
A pesquisa, liderada por Chi-Pang Wen, do Instituto Nacional de Pesquisa da Saúde de Taiwan, e Jackson Pui Man Wai, da Universidade Nacional do Esporte de Taiwan, contou com mais de 400 mil participantes.
Eles foram acompanhados durante uma média de oito anos, entre 1996 e 2008. O objetivo foi averiguar se a duração dos exercícios menor que os 150 minutos semanais recomendados ainda poderia ser benéfica para a saúde.
Eles dividiram os participantes em cinco categorias, conforme o nível de exercícios praticados: inativos ou com atividades baixa, média, alta ou muito alta.
Comparados aos sedentários, aqueles do grupo de baixa atividade – que se exercitavam 92 minutos por semana (15 minutos diários) – apresentaram um risco de mortalidade 14% menor e menos chances de morrer em decorrência de câncer (10%), além de elevar a expectativa de vida em média três anos.
“Os achados podem estimular as pessoas a se exercitarem o quanto puderem e não ficarem frustradas por não conseguir atingir a média de 30 minutos diários”, conclui Chi-Pang.
-
com informações da The Lancet
-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional