Formadores se preparam para a Jornada de Alfabetização

         A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Superintendência de Formação e da Coordenadoria de Ensino Fundamental, promove desde segunda-feira (26.03), em Cuiabá, uma semana de estudos e preparação para Jornada de Alfabetização, que começará no mês de maio, em Mato Grosso.
Ao todo 60 professores formadores oriundos dos 15 Centros de Atualização e Formação dos Profissionais do Ensino (Cefapros) do Estado e técnicos da Seduc, já participaram de quatro encontros de discussão e construção de metodologias formativas que serão ofertadas em oficinas, durante a Jornada, para os professores do 1º Ciclo de Formação Humana (crianças de 06 a 08 anos).
Para o desenvolvimento do trabalho, a Seduc dividiu os profissionais em dois grupos. Metade está empenhada na construção das oficinas formativas voltada aos professores de Matemática e a outra parte em metodologias formativas para os profissionais de alfabetização e leitura (Língua Portuguesa). As reuniões estão ocorrendo nos auditórios da Seduc e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), respectivamente.
Segundo a coordenadora de Formação e Avaliação dos Cefapros, Josimar Miranda Ferreira, os participantes dessa semana de estudos terão a missão de realizar a formação com os professores articuladores das escolas estaduais de Ensino Fundamental. “Esse processo deve começar em maio, em um grande encontro na Capital. Após esse encontro, articuladores, profissionais dos Cefapros e a equipe da Seduc farão a formação com todos os professores regentes das escolas do Estado que ofertam o 1º ciclo”, reforçou.
Metodologia
Josimar Ferreira conta que umas das prioridades dessa semana de estudos é propor aos articuladores e professores novas metodologias de ensino, que facilitem o processo de aprendizagem dos alunos. “A meta do Estado é que todas as crianças de até 08 anos de idade saibam ler e escrever. Para isso temos de aprimorar os métodos no processo educativo, em sala de aula”, afirmou.
Dentre os estudos realizados há propostas de aperfeiçoamento do ensino dos gêneros textuais, melhorias das dinâmicas de leitura, de construção das palavras, entre outros. Na área de Matemática as proposições referem-se a melhorias de técnicas e acompanhamento para que os alunos possam aprender “de forma satisfatória, operações fundamentais como: adição, subtração, multiplicação e divisão”.
Na avaliação da professora formadora do Cefapro de Cuiabá, Soely Paes, todas essas etapas: desde os estudos de aperfeiçoamento das técnicas de ensino até a formação dos profissionais que será realizada a partir de maio trata-se de apenas um dos caminhos da luta pela alfabetização das crianças.
Segundo ela, o papel da Educação estadual é continuar ofertando formação continuada aos professores visando a alfabetização dos alunos, porém para que haja a melhoria da qualidade do ensino deve haver empenho não somente o Estado, mas de toda a sociedade. “Todo o contexto social está envolvido no processo de alfabetização e melhoria do ensino”, concluiu.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT


                

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