Gestores dos Cefapros participam de formação em Cuiabá

Organizar as atividades formativas de cada um dos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (Cefapros-MT) e orientar para o cumprimento e divulgação das políticas educacionais e das orientações curriculares do Estado são os principais objetivos do Encontro de Formação de Gestores, que teve início nesta terça-feira (13.03), em Cuiabá.
O evento organizado pela Superintendência de Formação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que se estenderá até a quinta-feira (15.03), conta com a participação de 45 membros dos Cefapros, entre diretores, coordenadores pedagógicos e secretários, bem como de profissionais das Superintendências da Seduc.
De acordo com a superintendente de Formação, Ema Marta Dunck Cintra, o encontro também debaterá a importância dos educadores formadores trabalharem as diversidades educacionais no processo formativo dentro das escolas. “A jornada pela alfabetização de todas as nossas crianças até os oito anos de idade também será foco do nosso trabalho” citou Ema durante a abertura do evento, nesta manhã, no auditório do Cefapro da Capital.

Em palestra sobre a Política de Educação de Mato Grosso, a secretária-Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Fátima Aparecida Resende, destacou cinco eixos centrais que nortearão a Educação Estadual, neste ano. São eles: jornada de alfabetização, intensificação das formações continuadas nas escolas por meio da Sala do Educador; alfabetização de 30 mil jovens e adultos; fortalecimento da Gestão Democrática; e do Ensino Médio.
Dentro desses eixos, Fátima Resende explica que todos os gestores dos Cefapros receberão ao final do encontro uma agenda com os itens da política educacional do Estado para trabalharem com os profissionais da Educação em todas as 727 escolas estaduais. Ela conta que dentre esses itens também consta o fortalecimento dos Ciclos de Formação Humana no ensino fundamental e dos programas: Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Médio Integrado e Inovador.
“Durante os três dias de evento também trataremos da melhoria da qualidade da educação e discutiremos a cerca dos instrumentos de avaliação do ensino ofertado, que são o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Prova Brasil, entre outros”, citou a secretária.
Avaliação
Para o diretor do Cefapro do município de Juína, Marcos Morandi, a realização do Encontro “é fundamental” para o processo de formação continuada dos educadores que será desenvolvido este ano pelos Centros. “Todo início de ano a Seduc define as políticas educacionais a serem aplicadas nas escolas, por isso essa reunião neste momento vai nos orientar sobre as ações formativas que teremos de implementar”, contou.
Além das orientações que obterão no evento e que também levarão para os municípios nas agendas de trabalho que serão distribuídas pela Secretaria, Marcos Morandi ressalta que os encontros com os demais membros de Cefapros contribui para troca de experiências a cerca das ações formativas. “Temos bons exemplos de formações continuadas realizadas por todos os 15 Centros que socializamos e aprimoramos nesses encontros”, finalizou.
VOLNEY ALBANO Assessoria/Seduc-MT



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

Cidade do PI é grande vencedora em Olimpíada de Matemática

Projetos de Pesquisa na Escola Estadual do Campo Ivone Borkowski.