Palestra destaca Ciclo de Formação Humana

Entre as temáticas discutidas com os diretores, durante Encontro promovido pela Secretaria de Estado de Educação, esta semana (25 a 29.06), no Hotel Fazenda Mato Grosso, está a política do Ciclo de Formação Humana da rede estadual.
Em palestra aos diretores da região norte do Estado, a assessora técnica da Superintendência de Ensino Fundamental, Lucianne de Almeida tratou de temas como: enturmação por idade, não retenção dos alunos, e a responsabilidade de cada Escola em garantir a aprendizagem.
Segundo ela, ainda existe algumas resistências por parte de alguns gestores e professores devido a formação inicial desses profissionais, concebida com foco na Escola Seriada. Contudo, “faz 10 anos que o Ciclo foi adotado como política educacional para o ensino fundamental matogrossense”, destacou.
Ao acompanhar a palestra a superintendente de Educação Básica da Seduc, Alice Faccio citou que “cabe aos profissionais da Educação perceberem que o modelo do Ciclo parte do princípio de que todas as crianças e adolescentes podem aprender, portanto ele preza pela inclusão”. Nesse sentido cada Escola deve adotar estratégias para atendimento de todos os alunos. “Uns possuem mais facilidade com os conteúdos e outros não, mas todos podem e devem aprender”, afirmou.
Lucianne destacou ainda que a Seduc disponibiliza professores articuladores para as Escolas. Esses profissionais possuem a tarefa de auxiliar aqueles estudantes com dificuldade de aprendizagem. “Temos também as salas de superação em algumas escolas e devemos expandi-lás, para atendimento daqueles que foram enturmados por idade, mas que apresentam entre dois ou mais anos de defasagem no aprendizado”, contou.
Avaliação      
Para os diretores: Izaneth Araújo, da Escola Monteiro Lobato de Primavera do Leste e Miguel Lorin, da unidade Jayme Verríssimo de Campos Junior de Alta Floresta, o encontro tem sido fundamental para a tiragem de dúvidas. “Apesar de está no segundo mandato como diretora, sempre surgem dúvidas que podemos tratar com a equipe da Seduc e com os colegas”, disse Izaneth.
Por sua vez, Lorin elogiou o evento. “A gente chega cheio de dúvidas e recebe informações valiosas, eventos como este são importantes para as Escolas e poderia ser realizado mais vezes e não somente a cada dois anos”, finalizou.
VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional