Provinha Brasil será aplicada na próxima semana

Estudantes da 2º fase do 1º ciclo (2º ano) das Escolas Estaduais de Mato Grosso farão, entre os dias 25 a 29 de junho, a primeira etapa da Provinha Brasil de Leitura e Matemática. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encaminhará na próxima semana para as Assessorias Pedagógicas as avaliações, que serão distribuídas às unidades de ensino.

De acordo com a gerente de Avaliação e Informação da Secretaria, Vera Margareth Fabro, "a provinha elaborada pelo INEP [Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa] tem como objetivo oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças’.

“A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas elas saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)”, disse.

Ela conta ainda que a segunda etapa da provinha ocorrerá no final do ano letivo e possibilitará uma comparação com os resultados obtidos na primeira etapa. A provinha de Leitura e a de Matemática terão 20 questões cada, totalizando 40 questões. Todos os alunos que cursam o 2º ano do ensino fundamental devem fazê-la. A orientação é que eles respondam as questões de Leitura em um dia e de Matemática em outro.

A Seduc já encaminhou às Escolas dois orientativos sobre como aplicar as duas avaliações e como proceder à correção das mesmas. Também constam orientações de quem e como os dados obtidos devem ser inseridos no sistema SIGESCOLA.

Informações: vera.fabro@seduc.mt.gov.br, maria.tolo@seduc.mt.gov.br e zure.camargo@seduc.mt.gov.br ou com Vera Margareth pelos telefones: 3613-6455/2546 - 9669-0752.

Clique Aqui e confira os orientativos.
- PROVINHA BRASIL ORIENTATIVO 2012
- Provinha Brasil no Sigescola orientativo 2012

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional