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Ideb de MT atinge as metas previstas para 2015

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Ideb de MT atinge as metas previstas para 2015

Mato Grosso atingiu em 2011 metas previstas para 2015 nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental, segundo dados divulgados, na terça-feira (14.08), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os dados - 5,1 nas séries iniciais (1º ao 5º) ; 4,3 nas séries finais (6º ao 9º); e 3,1 no Ensino Médio - apontam avanços de até 2 pontos no comparativo com os índices divulgados em 2009 ( 4,9 séries iniciais; 4,2 finais do Ensino Fundamental e; 2,9 Ensino Médio).
             O crescimento principalmente nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental está diretamente ligado ao controle do fluxo (relação aprovação, evasão e abandono), no qual o Estado lidera na região Centro-Oeste. “Esse foi um avanço que conseguimos com o acompanhamento das crianças e a política de incentivo da permanência dessas crianças junto as famílias e comunidades escolares “, destaca a secretária-adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende.
          Paralelamente, o Estado investe em políticas pedagógicas que fortalecem a leitura e escrita das crianças até oito anos, ampliação dos programas Mais Educação, em que as crianças permanecem mais tempo nas escolas, e  na formação continuada dos profissionais da educação. “Essas ações fizeram com que os índices saltassem de 4,9 para 5,1 (séries iniciais) e 4,2 para 4,3 (séries finais).

Ensino Médio

               Somado a esses avanços estão às ações pedagógicas do Ensino Médio. A reavaliação das práticas do Ensino Médio estão resultando em avanços significativos tanto no fluxo como no conhecimento propedêutico dos estudantes dessa faixa etária,o que levou a rede estadual a chegar a metas previstas para 2013. O investimento nacional em programas de profissionalização (Pronatec, Ensino Médio Integrado) ou mesmo de maior permanência do estudantes nas escolas ( Ensino Médio Inovador) tem despertado o interesse pelos estudos. “O protagonismos das ações desenvolvidas pela escola é o grande instrumento de reformulação dos índices”, destaca a professora Fátima Resende.
              Segundo avaliação da secretária, os jovens de hoje chegam na escola com uma carga de informações muito superior ao jovem de vinte anos atrás. E a escola tem de estar preparada para receber e trabalhar com essas práticas. “Todo o contexto das políticas desenvolvidas no Estado para o Ensino Médio tem que estar focado no protagonismo, por isso o investimento em laboratórios, aulas de campo e profissionalização”.

- Indice da Rede Estadual Ensino Médio
- Indice da Rede Estadual EF Anos Iniciais
- Indice da Rede Estadual EF Anos Finais

*atualizada
ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT
Postagem: Damião de Souza Santos

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