MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio


http://f.i.uol.com.br/folha/cotidiano/images/12228882.gif

            O Ministério da Educação prepara um novo currículo do ensino médio em que as atuais 13 disciplinas sejam distribuídas em apenas quatro áreas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática).
           A mudança prevê que alunos de escolas públicas e privadas passem a ter, em vez de aulas específicas de biologia, física e química, atividades que integrem estes conteúdos (em ciências da natureza).
          A proposta deve ser fechada ainda neste ano e encaminhada para discussão no Conselho Nacional de Educação, conforme a Folha informou ontem. Se aprovada, vai se tornar diretriz para todo o país. 
         Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os alunos passarão a receber os conteúdos de forma mais integrada, o que facilita a compreensão do que é ensinado. "O aluno não vai ter mais a dispersão de disciplinas", afirmou Mercadante ontem, em entrevista à Folha.Outra vantagem, diz, é que os professores poderão se fixar em uma escola.Um docente de física, em vez de ensinar a disciplina em três colégios, por exemplo, fará parte do grupo de ciências da natureza em uma única escola.
      Ainda não está definida, porém, como será a distribuição dos docentes nas áreas. A mudança curricular é uma resposta da pasta à baixa qualidade do ensino médio, especialmente o da rede pública, que concentra 88% das matrículas do país.
     Dados do ministério mostram que, em geral, alunos das públicas estão mais de três anos defasados em relação aos das particulares.Educadores ouvidos pela reportagem afirmaram que a proposta do governo é  nteressante, mas a implementação é difícil, uma vez que os professores foram formados nas disciplinas específicas.
      O secretário da Educação Básica do ministério, Cesar Callegari, diz que os dados do ensino médio forçam a aceleração nas mudanças, mas afirma que o processo será negociado com os Estados, responsáveis pelas escolas. Já a formação docente, afirma, será articulada com universidades e Capes. (órgão da União responsável pela área).
    Uma mudança mais imediata deverá ocorrer no material didático. Na compra que deve começar neste ano, a pasta procurará também livros que trabalhem as quatro áreas do conhecimento. Organização semelhante foi sugerida em 2009, quando o governo anunciou que mandaria verbas a escolas que alterassem seus currículos. O projeto, porém, era de caráter experimental

Editoria de arte/Folhapress  Fonte: Folha da São Paulo


Postagem: Damião de Souza Santos






































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional