Educação e Ministério Público capacitam 54 voluntários

                                                                     Um pulmão inflável gigante - com 300 metros quadrados - com espaços especialmente destinados ao debate e a conscientização sobre os malefícios causados pelas queimadas, o tabagismo e o uso do fogão á lenha, será o principal ‘ingrediente’ do programa Mato Grosso Sem Fumaça, que treinou na tarde dessa quinta-feira (13.09), na sede das Promotorias,  54 estudantes universitários, profissionais da saúde e da educação que irão desempenhar o papel de sensibilizadores durante a visitação á estrutura.

De acordo com a a coordenadora do Projeto Mato Grosso sem Fumaça e gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação, Giselly Gomes, o  inflável permanecerá á disposição da sociedade pelo período de dez dias, no pátio da Universidade Federal de Mato Grosso.  “Do lado de fora também serão realizadas oficinas e apresentações relativas à temática. Empregaremos vertentes diferenciadas para sensibilização do público”, explicou.

Para a promotora de Justiça que atua na defesa do Meio Ambiente Ana Luíza Ávila Peterlini de Souza, somente a educação é capaz de transformar. “Vivemos em um Estado que tem como fonte de economia o trabalho da agropecuária, da exploração da terra. Isso, indiscutivelmente, termina provocando desmatamento e queimadas e nada melhor do que educar nossas crianças para que sensibilizem, convençam seus pais, avós sobre os malefícios dos atos desproporcionais”, pontua.

Tópicos como educação ambiental, doenças respiratórias, legislação ambiental, fizeram parte do cronograma elaborado para capacitação realizada hoje. Ao término dos trabalhos todos os voluntários da capacitação receberam certificado de participação. No total, em dois momentos de treinamentos, 102 pessoas se disponibilizaram a atuar como voluntários.
Perspectivas
Conforme Giselle Gomes, para 2013, a perspectiva é a de que a iniciativa seja ampliada e que os reflexos positivos da proposta também sejam levados para o interior do Estado.
“Em um primeiro momento queremos atender as cidades, que historicamente, possuem graves problemas com as queimadas. Na sequência, queremos levar a exposição com o pulmão inflável para as 15 cidades onde estão instalados nas sedes dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro).
Parceiros
O Projeto Mato Grosso Sem Fumaça é uma parceria realizada entre a Secretaria de Estado de Educação, Saúde (SES), Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sociedade Mato-grossense de Pneumologia, Tribunal de Justiça, Unimed e Hospital São Mateus.
PATRÍCIA NEVESAssessoria/Seduc-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional