ALTA FLORESTA-MT REALIZA COM SUCESSO A CONFERÊNCIA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO DAS ESCOLAS ORGANIZADAS EM CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA-CONEC/2012 ETAPA MUNICIPAL

Realizou-se no dia 09 de Novembro do corrente ano, a Conferência estadual de Avaliação das escolas Organizadas em Ciclos de Formação Humana-CONEC/Etapa Municipal.
 Esta 1ª Conferência Estadual, teve como objetivo oportunizar aos  profissionais da Educação Básica de Mato Grosso, discutirem e avaliarem os avanços e  fragilidades da política educacional nestes 12 anos de implantação nas escolas de ensino Fundamental, prioritariamente.
            O momento foi propício para avaliarmos o que construímos e/ou  deixamos de construir,  apontar os desafios e obstáculos que dificultaram garantir o direito de aprendizagem e o sucesso escolar dos nossos alunos.
            O evento foi organizado pela Assessoria Pedagógica em parceria com o CEFAPRO e  contou com a presença de mais de 75 conferencistas escolhidos como representantes das unidades escolares, na ocasião em que foi realizada a Etapa escolar. Além disso, teve participação de representantes do Sintep-MT, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, representantes dos CDCEs , entre outros.
            Carlos Alberto Cardoso, Assessor Pedagógico organizador do evento, pontua que os Ciclos de Formação Humana é uma das mais avançadas formas de organização curricular, que sem tem concretizado no Estado de Mato Grosso e entre outros estados. Entretanto, observamos que existem falhas grotescas, obstáculos e grandes desafios a serem superados, tanto na lógica  de organização dos tempos e espaços no interior das escolas, quanto na lógica de investimento, valorização profissional e adequações do processo de atribuição de classes/aulas e Regime/Jornada de trabalho dos profissionais da educação, por parte da Secretaria de Estado.
Segundo Jorcelina Fernandes , Professora pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso, não se pode esquecer que a escola define tempos, espaços, conhecimentos que instituem relações de poder entre aqueles que a constituem em termos locais e globais. Essas tensões geraram na escola seriada e geram na escola organizada em ciclos, decisões orientadas por diferentes visões de mundo e por diferentes concepções de educação e de teorias pedagógicas.

Hoje o que se discute na literatura educacional, não são apenas aspectos teóricos metodológicos e /ou correntes pedagógicas que melhor se aplicam no contexto educacional vigente. Entendemos que além das bases teóricas que são extremamente necessárias e contribuem definitivamente na melhoria da qualidade do ensino, não é menos importante, destacar o compromisso ético profissional de todos os atores envolvidos no fazer pedagógico intra e extra-escolar, de forma a garantir o direito a aprendizagem e o sucesso escolar de todos os alunos.
a organização do currículo por ciclos não configura simplesmente uma proposta de inovação, de se fazer algo diferente (...) os ciclos não implicam uma discussão puramente metodológica ou de técnicas de como avaliar; a proposta de ciclos configura um projeto de sociedade. A organização curricular por ciclos é projeto de sociedade porque, por sua vez, configura um projeto de formação humana, de outro ethos que não é o individualismo, mas uma formação de pessoas cidadãs. Entendendo que só é cidadão aquele que pensa a partir do ethos da coletividade e não do individualismo. ( Freitas, 2004 )

Nesta perspectiva, podemos dizer que a realização desta Conferência foi um sucesso não somente pela participação de todos os conferencistas, mas também pela qualidade do debate nos grupos de estudos e pelo desejo manifestado por todos , em melhorar ainda mais esta forma de organização curricular por Ciclos de Formação Humana.  Além disso, os dados do desempenho dos alunos, fornecidos pela  Secretaria de Estado de Educação e publicados no texto-base da CONEC,  revelam que houve nos últimos anos, uma diminuição significativa dos índices de retenção e evasão escolar nos primeiros anos do ensino fundamental, de modo particular no 1º e 2º Ciclo. O desafio é  continuarmos  avançando e melhorar qualitativamente a proficiência em todas as etapas escolares.
Por esta e outras razões, entendemos que educação se faz com amor, profissionalismo, compromisso e dedicação. O resultado disso se verá estampado no rosto das crianças, jovens e adolescentes, a alegria e o sabor do saber aprender a aprender, do aprender a ser, aprender a conviver e do aprender a conhecer e fazer.
Ao atingirmos estes pilares da Educação Contemporânea, proposto por Edgar Morin, teremos alcançado um dos  mais elevados graus de qualidade da educação que queremos e que a sociedade tanto espera. Não importa do ponto de vista da crítica epistemológica, se sabemos o que é Ciclos de Formação Humana, Ciclos de Aprendizagens ou ainda se é seriação, se a grande maioria dos professores continuarem sendo resistentes e inflexíveis às mudanças que o mundo atual nos apresenta.
Aliás, atitudes reativas de profissionais desmotivados, desacreditados na profissão que exercem e indiferentes frente às exigências do mundo Pós-Moderno, têm contribuído em muito com o insucesso da vida escolar dos nossos alunos. Por outro lado, atitudes  proativas de profissionais que vem demonstrando compromisso ético com a educação e viabilizando formas e estratégias de ensino,  com intuito de garantir aprendizagens significativas aos alunos, tem dado mais credibilidade à sociedade e, conseqüentemente, contribuído muito para o sucesso escolar dos nossos estudantes.
Quando os alunos se sentem motivados a aprender, curiosos em conhecer melhor o mundo em que vivem e dispostos a re-inventar os caminhos  e as arestas da vida, o sucesso é garantido e mundo será bem melhor. Aí, não importa se a escola é organizada em Ciclos ou se ainda é seriada. A vontade de aprender, por parte dos alunos , com o prazer em ensinar, por parte do professor, transcende qualquer estrutura curricular de ensino organizada.
Diante disto, pergunta-se: 1º O que faz diferença na educação? 2º O que de fato falta para melhorar a educação que queremos? Será que a escola organizada em Ciclos de Formação Humana, está focada na Formação Humana?
Lembre-se: Se EU e VOCÊ conseguir responder a estas perguntas, sem demagogia e sem impressionismo, o hoje será bem diferente do que ontem e o amanhã, bem melhor do que hoje.
            “ Quem educa com o coração, tem o coração na educação”( Prof. Carlos).

Carlos Alberto Cardoso
Assessor Pedagógico


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