Quatro orientativos devem pautar discussões da semana pedagógica

As 737 Escolas Estaduais de Mato Grosso receberam nessa semana quatro orientativos (confira no link abaixo) elaborados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para realização da semana pedagógica. A atividade realizada todos os anos, antes do início do período letivo que em 2013 começa em 04 de fevereiro, tem por meta organizar as ações que serão desenvolvidas pelos educadores durante o ano.
São quatro documentos que contem informações sobre como a equipe gestora das Escolas (diretores, coordenadores e secretários) deve organizar a semana, para que os profissionais possam discutir e propor ações nas áreas de ensino médio, fundamental, educação ambiental, além dos mecanismos para implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP).
A superintendente de Formação da Seduc, Ema Marta Cintra, ressalta que os orientativos foram elaborados de forma conjunta pelas quatro superintendências da Seduc (Diversidades, Gestão Escolar, Educação Básica e Formação), sob supervisão da Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais. No documento específico sobre a semana há orientação sobre como as Escolas devem organizar os cinco dias úteis de trabalho, para que todas as temáticas da Educação sejam pesquisadas e debatidas.
Ema destaca que o ideal é que nos primeiros dias de atividade, as Escolas apresentem seus PPPs  aos novos profissionais que ingressaram na rede, pelo último concurso público. “Além dessa apresentação é preciso que ao longo da semana haja discussão sobre as melhores formas de colocar em prática, o que está previsto no PPP”, disse. É preciso informar também aos novos colegas sobre todos os mecanismos de funcionamento da Escola.
Ela citou também que as unidades de ensino devem focar na análise e releitura das Orientações Curriculares, que já foram encaminhadas pela Seduc para todos os profissionais da Educação. Essas Orientações construídas pela Secretaria de Estado, em parceria com os educadores traçam as diretrizes da construção dos currículos e da formação escolar defendida pela sociedade mato-grossense.
“A questão da oferta de educação para todos e todas com qualidade social é algo que fundamenta as Orientações Curriculares e precisa ser a base do PPP das Escolas. Os alunos têm o direito de aprender e os profissionais precisam discutir durante a semana pedagógica, os mecanismos para que seus alunos possam estudar com garantias de aprendizagem”, disse.  
Novidade
Para 2013 os orientativos também colocam para análise das Escolas, acerca da criação de uma sala destinada aos pais ou responsáveis pelos alunos. “As unidades podem firmar parceria com o sistema de saúde para garantir a participação nesse espaço, de médicos e psicólogos para atendimento dessas pessoas que são responsáveis pelos alunos”.
A idéia é que essas ‘salas de pais’ contribuam para o aumento da participação da comunidade, no dia-a-dia das Escolas. Ema destaca ainda, que “a criação de projetos de Educação Ambiental precisa ser discutida por todas as unidades ao longo da semana pedagógica”, finalizou.  
Clique nos links abaixo e confira os Orientativos que serão utilizados pelas Escolas, para organização da Semana Pedagógica.

VOLNEY ALBANOAssessoria/Seduc-MT




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”