Etapa estadual da Conae avaliará 2 mil emendas
Um total de 2.079 emendas serão analisadas durante a Etapa Estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) que reunirá representantes de segmentos profissionais da educação básica, tecnológica e do ensino superior, entre os dias 16 a 19 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
O Eixo III, que tem como tema a ‘Educação, o desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente’ recebeu o maior número de emendas. Na sequência, aparece o Eixo IV que dispõem sobre a ‘Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem’.
O Eixo III, que tem como tema a ‘Educação, o desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente’ recebeu o maior número de emendas. Na sequência, aparece o Eixo IV que dispõem sobre a ‘Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem’.
“Ainda percebemos dificuldades quanto à elaboração de proposições enfocando a questão da diversidade, mas nossa expectativa é de que na etapa estadual possamos avançar mais”, destacou a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Ema Marta Dunck Cintra durante o VII Encontro Estadual de Conselhos de Educação de Mato Grosso, realizada em Cuiabá.
Em sua apresentação, Ema teceu em breve resgate histórico quanto a tentativa de implementação do Sistema Nacional de Ensino (SNE) em Mato Grosso, elencando como barreiras situações que abarcam questões de ordem política, de financiamento da educação, assim como o manifesto impresso dos municípios ao SNE, além da ausência dos Planos Municipais de Educação, determinando para a consolidação da política.
Em sua apresentação, Ema teceu em breve resgate histórico quanto a tentativa de implementação do Sistema Nacional de Ensino (SNE) em Mato Grosso, elencando como barreiras situações que abarcam questões de ordem política, de financiamento da educação, assim como o manifesto impresso dos municípios ao SNE, além da ausência dos Planos Municipais de Educação, determinando para a consolidação da política.
“O Plano permite um olhar específico sobre as políticas do município e por isso é tão importante a criação dos Conselhos e dos Fóruns Municipais de Educação. Nessa perspectiva, garantindo a perspectiva de aumentar o controle social”, finaliza.
No cenário nacional, o Ministério da Educação aponta que apenas 2.170 cidades já constituíram os Planos Municipais de Educação. E, para mudar esse cenário, a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) deu início a um programa de capacitação de avaliadores educacionais em todo país para auxiliar o processo de adequação ou a elaboração dos Planos Municipais de Educação.
“Em dez dias o trabalho de capacitação técnica dos municípios e visitação in loco terá início. Nesse processo teremos uma avaliação teórica quanto as necessidades dos 141 municípios do Estado. Nesse primeiro momento é necessário que compreendam a necessidade de planejamento para educação. A organização deve ser feita de acordo com a realidade de cada município para que se consiga organizar um sistema único”, finaliza Maria Antonia Martins, avaliadora educacional.
PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT
Assessoria Seduc-MT
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