Seja Bem Vind@, Alta Floresta -

Procurando algo, pesquise aqui:

Educadores debatem 1º ano de atividade do Pacto pela Alfabetização

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cerca de 650 profissionais da rede pública de Educação de Mato Grosso compartilham até amanhã (19.11), das 7h30 às 17h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, as experiências vivenciadas durante o 1º ano de implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no Estado de Mato Grosso. O Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Histórias e Trajetórias de sua Implantação é organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A implantação do Pacto foi iniciada em Mato Grosso, em fevereiro de 2013, envolvendo mais de 5 mil alfabetizadores da rede pública que  atuam em sala de aula com o 1º ciclo de Formação Humana (estudantes de 6 a 8 anos). O Pacto tem como objetivo central alfabetizar todas as crianças até 8 anos de idade, no país.
Durante a abertura do encontro, nesta segunda-feira (18.11), a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, destacou para os presentes a importância do Pacto e a responsabilidade de todos no sucesso do Programa. “Vocês têm a responsabilidade de transformar a capacidade de aprender das crianças em um direito”, disse.
Durante o Seminário, os participantes trocam experiência e relatos sobre as qualificações que oferecem aos profissionais. Neste ano, o foco foi à área de linguagem e, em 2014, o trabalho será na área de matemática.  Todos os profissionais  recebem uma bolsa como apoio financeiro, formação, e material didático para as crianças desenvolverem as práticas pedagógicas.
Para coordenadora estadual do Pacto em Mato Grosso (UFMT) professora doutora Cancionila Janzkovski Cardoso, o Pacto avançou no trabalho de  articulação entre Universidade, Estado e municípios. “Um desafio que estamos conquistando ao integrar interesses diversos em prol do mesmo objetivo”, destaca. Conforme ela, “outra conquista verificada pelo Pacto está em possibilitar a aproximação entre a teoria e as práticas pedagógicas da sala de aula”.
Participaram da abertura do evento a coordenadora adjunta do Pacto Nacional de Alfabetização  na Idade Certa, em Mato Grosso, Silvia de Fátima Rodrigues; a secretaria adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Ema Marta Dunck Cintra;  o secretário municipal de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo; a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Fátima Aparecida Resende; a representante da UFMT, a professora doutora Edna Lopes Hardoim, e a presidente da União dos Conselhos Municipais (Ucme), professora Regina Lúcia Araújo.

ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Comente você também sobre este assunto.