FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA
A SEDUC e o CEFAPRO de Alta Floresta, em consonância com o Conselho de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, realizam um curso de Formação Continuada para Professores de Ensino de Língua Espanhola do dia 23 a 27 de maio.
O curso tem como objetivo melhorar o dominio da língua espanhola dos professores; aprofundar os conceitos básicos de metodología de ensino de espanhol como língua estrangeira e nas atualizações  da didática atual; trabalhar na preparação de materiais didáticos a partir de diversos recursos que podem ser obtidos na internet (noticias, periódicos, vídeos, músicas, literatura).
Contamos com a participação do Assessor Técnico do Conselho de Educação da Emabixada da Espanha em Cuiabá, José Ramón Fernández que desenvolveu a oficina de língua e cultura espanhola e resolução de dúvidas.
A Professora Formadora de Lingua Espanhola do CEFAPRO de Matupá/MT, Sebastiani Stamm Hisch Brambila e a Professora Formadora em Tecnologia Educacional e Lingua Espanhola do CEFAPRO de Alta Floresta/MT, Valdite A. Heinzen desenvolveram os temas relacionados a  metodologia criativa para as  aulas de E/LE. através das quatro habilidades básicas, criação de atividades para o desenvolvimento da interculturalidade na aula de E/LE. e preparação de materiais didáticos a partir de diversos recursos que podem ser obtidos na internet.
Contamos também com uma palestra da professora Simone de Sousa Naedzold, do CEFAPRO de Sinop, sobre o ensino de Língua Espanhola em Mato Grosso: o currículo e as políticas públicas e também um relato de experiencia: Granada: aprendizagem e sonho.
No curso foi criado um fórum de discussão para resolução de dúvidas a respeito do ensino de espanhol. Neste fórum os professores formadores Sebastiani, Valdite, Simone e José Ramón serão os mediadores, esclarecendo as dúvidas dos professores. O fórum ficará aberto por tempo indeterminado, e todos os professores de Língua Espanhola poderão  enviar suas dúvidas. (http://profesores2011.forumeiros.com/)
Criamos também um blog para trocas de experiências entre os professores. (http://professoresdeespanhol2011.blogspot.com)
Para a professora Cleide, de Nova Monte Verde, a curso de formação continuada oferecido pelo  CEFAPRO está sendo de grande valia pois os professores participantes estão tendo a oportunidade de ter contato direto com a língua espanhola e proporciona um ambiente onde todos possam compartilhar seus anseios.
A professora diz ainda que a “presença do profesor José Ramón Fernández, com sua didática mostrou que podemos e temos condições de nos aprimorarmos pois nos trouxe momentos agradáveis, melhorando o dominio da língua espanhola. A professora Sebastiani Stamm Brambilla, trouxe dinâmicas que podemos usar diretamente na sala de aula, não sufocando os alunos e com isso fazendo com que eles aprendam de maneira divertida. Com a professora Valdite Heinzen tivemos a oportunidade de conhecer varios sites que nos possibilitam melhorar e incrementar nossa prática, tendo sempre o cuidado de adequar as atividades ao nível da turma. A idéia de criar o Fórum de discussão e o blog foi muito importante, pois agora teremos um contado direto com os formadores dos CEFAPROS para esclarecer nossas dúvidas e nos auxiliar quanto a preparação de materiais didáticos e metodologías de trabalho”.  
A professora Anelise diz que “este primeiro encontro na área de espanhol foi muito proveitoso, pois a integração dos centros de formação da região norte  Alta Floresta, Matupá e Sinop é de suma importânica, pois demonstra uma preocupação de acompanhamento aos docentes. A disponibilidade de pessoas com formação para trazer novas oportunidade de aperfeiçoamento é fundamental pois hoje, no ensino de linguas estrangeiras, o espanhol é o foco. O estudo das diversas metodologías de trabalho, nos oportunizou e nos mostrou que há varias formas de incentivar e desenvolver a lingua estrangeira, no caso aquí, o espanhol. Esperamos que na próxima etapa as escolas valorizem e oportunizem o estudo da língua espanhola no  currículo”.

Comentários

  1. Maravilha é de atitudes como esta que nossa educação necessita, parabéns aos idealizadores...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional