Despedida da Secretaria de Educação Profª Rosa Neide


PREZADOS COLEGAS DE TRABALHO,

Como sabem , são 31 anos de trabalho prestado a educação pública de Mato Grosso, anos que só me trouxeram alegrias. repetiria tudo outra vez, se voltasse no tempo , optaria pela mesma profissão , amaria com a mesma intensidade os meninos e meninas com as quais trabalhei : afagaria os cabelos dos alunos como fiz , tomaria -os pelas mãos , aconselharia -os novamente a sonharem com um mundo melhor e mais prazeroso , tomaria as dores dos mesmos como se fossem filhos biológicos . Mas, faria mais ainda , tornaria as minhas aulas espaço de alegria totalmente , aprender só é significativo se transbordarmos de felicidade com a conquista do conhecimento.

Quanto aos espaços de gestão que ocupei , os ocuparia de novo . Continuaria me apaixonando cada vez mais por todos aqueles que respeitam a coisa pública , que teem como concepção a forma republicana de viver . Amaria ainda mais os primeiros que chegam e os últimos que saem , os que não deixam para amanhã o que podem fazer hoje . Amaria também os que são inadvertidos , que não se preocupam com as responsabilidades , só que com uma diferença , optaria em não trabalhar com estes colegas . Me sacrificaria menos.

No entanto, tudo foi e será lição , de cada momento e de cada pessoa procuro e procurarei tirar exemplos , modificar-me pelo que vejo de bom nos outros , e todos teem o que ensinar , todos teem algo bom, é só saber olhar . Sei que em todos os 31 anos aprendi mais do que ensinei . Recebi mais atenção do que dei , encontrei mais qualidades do que procurei , tenho um saldo muito positivo de minha jornada. Recebi mais do que mereci.

Nos últimos anos recebi grandes prêmios , professora de educação básica , por convicção , chegar a ser secretária de estado de educação. A todos vocês posso confessar , fomos secretários , secretariamos a SEDUC_MT , fomos um coletivo , vocês são especiais , construíram projetos juntos com as nossas escolas , o nosso trabalho foi feito há muitas mãos . Foi muito bom conviver com todos vocês . os profissionais da educação são a SEDUC. Muito ainda há que ser feito para que a educação cumpra o seu papel de libertadora social , de construtora de cidadãos , e vocês continuarão a subsidiar esta "máquina de fazer democracia", com o trabalho irreparável que hoje desenvolvem.

Na próxima semana não serei mais a secretária , mas continuarei a ser a professora que nunca deixei de ser . A SEDUC me presenteou com muitos conhecimentos , mas , especialmente com muitos amigos , e é isto que faz a diferença . Não sou e nunca serei apegada ao poder , mas sei que o espaço do poder é um lugar onde você pode ser enxergada e pode ser exemplo, positivo ou negativo, espero ter deixado entre todos, a convicção que honestidade existe, que humildade resolve , que respeito ao que é público é o que importa. Estas são as características que mais prezo na vida . Sei que deixei de fazer muitas coisas , que me equivoquei muitas vezes , que avaliei mal , porém , sei também que nunca fui desonesta , preguiçosa, maldosa , desconfiada....espero ter deixado um bom exemplo.

Sou hoje um pouquinho de cada um de vocês ; vou guardar até ....sempre os olhares amigos , os sorrisos , as idéias brilhantes , as mãos ágeis , os amparos , a sabedoria de muitas cabeças históricas da educação de MT.

Um beijo grande , cheio de gratidão a todos e todas , que tive a honra da convivência ...

A luta continua , o projeto de uma educação pública para todos e todas , que possa fazer os filhos dos trabalhadores doutores , é de todos nós.

Rosa Neide Sandes de Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional