Diretores de CEFAPRO e Assessores Pedagógicos participam em Cuiabá do Ciclo de Estudos para escolha de Diretores


O fortalecimento da gestão democrática nas escolas é o foco do 1º Ciclo de Estudos destinados a assessores pedagógicos e diretores de Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros), iniciado na manhã de hoje (26/10) no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Cerca de 150 profissionais que irão conduzir os processos de escolha de representantes do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE) e de gestores de unidades escolares para o biênio 2012/2013 participam das atividades que serão encerradas amanhã (27/10), em Cuiabá. Durante o evento todos os profissionais receberam cadernos informativos sobre as eleições. Todo o trabalho vem sendo organizado e desenvolvido pela Superintendência de Gestão Escolar.

A secretaria adjunta da Políticas Educacionais da Seduc, Fátima Resende, destaca que Mato Grosso sempre esteve a frente no processo de construção coletiva de gestão em busca de educação de qualidade social. "Nossas primeiras experiências datam da década de 80, mas somente a partir da instituição da Lei 7.040 no ano de 1998, tornou-se uma obrigatoriedade. A participação de todos os segmentos é vital. Todos trabalham por um mesmo propósito”.

“Nosso grande desafio é fazer com que o envolvimento, de fato, seja efetivo nos Conselhos. Muitas vezes se percebe que uma minoria participa das atividades, na prática”. A fala é da assessora pedagógica de Paranatinga, Raquel Gonçalves dos Reis. Ela ainda pontua que irá trabalhar com a disseminação das informações sobre o processo por meio de mídias locais e com a realização de assembléias. “Temos seis escolas no município, sendo 3 delas indígenas, e queremos ampliar a participação da comunidade”.

O CDCE é um organismo deliberativo e consultivo das diretrizes e linhas gerais desenvolvidas na unidade escolar. Sua composição agrega representantes de profissionais da educação básica, pais e alunos.

A coordenadora de Avaliação e Desenvolvimento Escolar da Seduc, Alcimaria Ataídes, convocou a todos os participantes a ajudarem na promoção de conscientização da importância dos processos junto as comunidades. “Sabemos das dificuldades, mas temos de promover a consciência, esse fortalecimento, que todos conheçam as ações propostas”.

Calendário

Conforme o Edital 006/2011, a eleição e posse dos representantes de cada segmento para o CDCE realizar-se-á no período de 7 a 11/11/2011, em Assembléia Geral, em todas as unidades estaduais de ensino, através de voto direto e secreto. Pouco depois, na data de 13 de dezembro de 2011, será realizada a eleição nas escolas, para escolha do diretor.



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional