Educadores participam de palestra sobre Progestão Online

O emprego da tecnologia como aliada no processo educacional foi tema de palestra do especialista e ex-diretor de produção de conteúdo e formação em Educação à Distância do Ministério da Educação (MEC), Demerval Buzzi,  em  Cuiabá.  A atividade destinada a 350 cursistas gestores e mediadores em webaprendizagem que participam do ambiente colaborativo de aprendizagem e-Proinfo, cuja plataforma possibilita a execução do curso Progestão Online, foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), sexta-feira (27.07). O projeto possibilita o aprendizado por meio de um ambiente virtual customizado,  piloto, executado pela Seduc-MT.
Demerval defende que muitos profissionais empregam apenas um pequeno percentual da tecnologia, limitando-se a utilização de  programas de edição de textos e de apresentações, para aulas. “Existem os meios, mas falta a modernização dos métodos. Se  pode empregar o Power Point para fazer uma apresentação usando a internet como um complemento do trabalho. O objetivo é o de despertar a curiosidade, fomentar  pesquisas”.
Segundo ele, existe uma visão errônea de muitos profissionais da educação quanto a empregabilidade de ferramentas como a internet. “Mande o  aluno pesquisar. Tudo bem se ele copiar um texto, mas peça que ele escreva, com as próprias palavras, o que aprendeu do que leu. O segredo é saber empregar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Quando se ensina uma criança a ler se deve empregar as possibilidades disponíveis e com a tecnologia não é diferente. O profissional precisa aprender a potencializar seus objetivos. Onde é que está escrito que é somente no livro que se aprende, a escola precisa ir além, defende”.
“O professor tem tudo para ser esse agente de transformação”, pontua  o coordenador de Tecnologia Educacional da Seduc,  Edevamilton de Lima Oliveira.  Ele ressalta que Mato Grosso vem se destacando no cenário nacional.  “O Progestão Online veio fortalecer o projeto elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Educação (Consed) por meio impresso e depois,  sistematizado pelo Instituto Razão Social  adequado para formato digital.  Elaboramos um módulo intitulado Fundamentos Básicos objetivando disponibilizar aos cursistas um roteiro de leituras e atividades voltados a melhor preparar o gestor e professor matriculados no curso para uma educação online".
O curso tem duração de 12 meses, com dedicação de 4 horas semanais. "Além do progestão online, executamos por meio dos Cefapros outros cursos a exemplo do Introdução a Educação Digital com duração de 40 hs, Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC 100 hs e Projeto Integrado de Tecnologia ao Currúculo 40 horas.
Ele frisa que atualmente cinco mil  profissionais da educaçãao em todo o Estado já passam pelo processo de aprendizagem em tecnologia e  meta é atender a nove mil até o final de 2012.
*Atualizada
Patrícia Neves
Assessoria Seduc/MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional