Conec-MT: espaço aberto para o diálogo sobre os Ciclos de Formação

Começa nesta quarta-feira (17.10) a etapa de estudos coletivos dos textos nas escolas, cuja finalidade é subsidiar as discussões da Conferência de Avaliação das Escolas Estaduais Organizadas em Ciclos no Estado de Mato Grosso (Conec-MT).  Com mais de dez anos de experimentação, o Ciclo de Formação Humana passará por avaliação. 
 
Com esse foco, a comunidade escolar deverá estudar coletivamente o material enviado até o dia 20 de outubro. Após isso, se dará o período (22 a 26.10) de encaminhamento às assessorias pedagógicas das contribuições, bem como, os delegados eleitos na etapa escolar.
 
“Somos sabedores que a Educação de qualidade só se faz com planejamento de longo prazo e bases pedagógicas discutidas amplamente pelos profissionais e com objetivo na aprendizagem plena e significativa”,  destacou a secretária adjunta de Políticas Pedagógicas, Fátima Resende, em documento encaminhado às escolas no dia nove de outubro. 
 
 A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT)  orienta as escolas a estudarem os documentos da Conec –MT, para compreender mais intensamente este modo de  organização escolar e assim contribuir, significativamente, para uma educação diferenciada. A Conec -MT            “servirá para iluminar tal processo e corrigir os equívocos desses dez anos de implantação”, informa a secretária. 
 
“Devemos perceber os pontos de sucesso e nossas fragilidades dentro do sistema, e que nos leva a questionar: como a escola tem organizado o seu Projeto Político Pedagógico para vivenciá-lo na proposta de Ciclos?”, diz Fátima Resende e acrescenta ainda, que a questão central é como a escola estadual de ensino, reinterpreta, organiza e desenvolve a política de ciclos. “O momento é de avaliação”, conclui.
Outras informações pelos telefones (65) 3613-6345  / 6431  / 2549 / 2550, na Coordenadoria de Ensino Fundamental. Ou ainda, no site da Secretaria www.seduc.mt.gov.br, no link no campo direito do vídeo, em que se lê CONEC.
 
Confira abaixo o Cronograma da Conferência 
 
 
09/10 – Envio do texto preliminar às escolas;
 
09 à 16/10 – Preparação para conferência: grupos de estudo e   discussões, leituras orientadas, seminários a partir da bibliografia sugerida (sala do educador);
 
17 a 20/10 – Etapa na escola;
 
22 a 26/10 – Período para encaminhamento às assessorias das contribuições e delegados eleitos na etapa da escola;
 
29 a 31/10  – Etapa Municipal (Assessoria Pedagógica);
 
01.11 a 07/11 – Período para encaminhamento aos Cefapros das contribuições e delegados eleitos na etapa municipal;
 
19 a 23/11 –  Etapa Regional (Cefapros);
 
26 a 30/11 – Período para encaminhamento à Comissão Organizadora do CONEC das contribuições e delegados eleitos na etapa regional;
 
10 a 12/12 – Etapa Estadual (Seduc).
 
 Assessoria/Seduc-MT


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional