Profuncionário capacitará mais de 7 mil servidores da Educação em MT
Ao todo 7.701 profissionais da Educação de Escolas Estaduais e
Municipais, entre Técnicos e Apoios Administrativos Escolares (TAE e AEE)
participarão do curso de formação do programa Profuncionário, em Mato Grosso. As
aulas têm previsão de início para o próximo dia 03 de dezembro e estarão sob
responsabilidade do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em parceria com o
Instituto do Paraná (IFPR), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e
prefeituras.
A formação ocorrerá por meio da Educação à Distância (EAD) em
unidades de ensino de 67 municípios pólos. Responsável pela proposta pedagógica
do programa, o IFPR realizou na sexta-feira e sábado (09 e 10.11) uma
capacitação para 27 pessoas, entre coordenadores do Profuncionário dos Centros e
membros da equipe que trabalha com o projeto no Instituto de Mato Grosso. As
atividades ocorreram no Cefapro de Cuiabá.
A técnica da Superintendência de Formação da Seduc, Izolda
Maria Marques, destaca que caberá aos participantes da capacitação multiplicar,
a partir do final de novembro, o trabalho formativo sobre o funcionamento do
programa aos tutores e coordenadores de pólos. “O IFMT já selecionou, por meio
de edital, 105 tutores que serão responsáveis pelo acompanhamento do processo
formativo dos cursistas, em sala de aula, e 47 coordenadores do curso nas
cidades polos. Restam 34 (tutores) e cinco (coordenadores), que serão
selecionados até dia 27 deste mês”, citou.
Após o término da seleção e capacitação, que deverá ser
finalizada antes do início das aulas, os cursistas participarão durante 18 meses
do Profuncionário. No ato das inscrições que foram realizadas em 2011 e este
ano, os servidores puderam optar entre quatro cursos. São eles: Infraestrutura
Escolar, Alimentação Escolar, Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos. Cada
curso será ofertado uma vez por semana nos pólos. “Para participar os
profissionais matriculados deverão ser liberados do dia de trabalho em suas
Escolas”, disse Izolda.
De acordo com a coordenadora do programa no IFMT, Daisy
Antonello, durante a formação os educadores serão considerados alunos do IFMT e
ao final obterão formação profissional e receberão certificados do Instituto.
Além da capacitação para a área específica de trabalho, eles terão ganhos nas
remunerações. Conforme Izolda, os servidores da rede estadual, tanto TAE quanto
AEE, receberão em média 40% de aumento após participarem do curso.
“A carreira de educador do Estado prevê essa profissionalização
dos técnicos e apoios, por isso a partir do momento que eles concluem a formação
já passam a receber esse aumento previsto na tabela salarial da Seduc”, disse
Izolda. Por sua vez, a coordenadora do IFMT, ressaltou que nos municípios que há
Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS), os servidores também terão aumentos
salariais.
MudançasRealizado desde 206 pelo
Ministério da Educação (MEC), inspirado no programa Arara Azul que ofertou
formação aos profissionais de Escola de Mato Grosso na década de 1990, o
Profuncionário formou 860 alunos em 2008, no Estado. Em 2010 foram mais 3.112
formados pelo programa, através da parceria entre Seduc e Universidade Federal
de Mato Grosso (UFMT).
Em 2011, o MEC passou o Profuncionário para o IFMT, que
trabalhará em conjunto com a Seduc e IFPR. “Sem o apoio da Secretaria e do
Instituto do Paraná a gente não conseguiria tocar o programa. O IF paranaense
irá nos ajudar com toda a sua experiência em EAD e a Seduc por já ter
desenvolvido o programa desde, 2006”, disse Daisy.
Segundo a coordenadora do Profuncionário no IFPR, Rosangela
Gonçalves de Oliveira, a parceria entre os dos Institutos e a Seduc tem como
objetivo aprimorar o programa no Estado. “Após essa formação vamos acompanhar o
curso a partir do Paraná. As aulas serão ministradas dos nossos estúdios e
acompanhadas via satélite em tempo real pelos alunos, em sala de aula. Vamos dar
todo o suporte pedagógico a eles e aos tutores”, afirmou.
Rosângela conta ainda que no atual programa os profissionais
terão aulas teóricas e práticas, cabendo aos tutores de turma, avaliar o
desenvolvimento dos trabalhos dos estudantes. “Para garantir a formação ao final
do curso eles terão de desenvolver um projeto dentro da Escola onde trabalharão
com base na formação que estão recebendo”, finalizou.
VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
Assessoria/Seduc-MT
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