EDITAL N. 01/2013 – CEFAPRO, 09 DE ABRIL DE 2013

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
DA EDUCAÇÃO BÁSICA - CEFAPRO DE ALTA FLORESTA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL


PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA TUTORIA DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL - PROINFO/MEC - CEFAPRO ALTA FLORESTA - MT


EDITAL N. 01/2013 – CEFAPRO, 09 DE ABRIL DE 2013

O Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO - Polo de Alta Floresta, através da Equipe de Tecnologia Educacional, no uso de suas atribuições legais, torna público as normas gerais para o Processo Simplificado de Seleção de bolsistas para atuarem no Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional para o ano de 2013.
O Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo (Decreto Nº 6.300/07), executado através do MEC, promove o uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação nas redes públicas da educação básica.
O pleito para a concessão e pagamento de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) é orientado pela Resolução CD/FNDE Nº 27/09.


1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O processo de seleção de bolsista para tutoria (tutores) será regido pelas regras estabelecidas neste Edital e executado pelos Formadores da Equipe de Tecnologia Educacional do CEFAPRO - Polo de Alta Floresta.
1.2 No ato da inscrição o candidato deverá estar ciente das normas que regem este processo seletivo.

2. Objetivos dos Cursos do PROINFO Integrado

Introdução a Educação Digital (60 horas)

§ Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada e em sociedade.
Aqui se busca a percepção da escola como um espaço privilegiado para a promoção da inclusão digital; o reconhecimento de que é preciso promover uma compreensão crítica para o uso da tecnologia digital e que a incorporação da tecnologia ao processo educativo, cria oportunidade ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos.
§ Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores. Dentre elas:
-     Conceituar os componentes do computador e do sistema operacional;
-     Identificar o padrão de organização das interfaces gráficas e o uso dos principais dispositivos de entrada e saída (mouse, teclado e monitor);
-     Conceituar e operar adequadamente os administradores de arquivos reconhecendo os principais dispositivos de armazenamento (HD, CD, pendrive);
-     Conceituar os principais aplicativos (editores de textos, de imagens, de apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas), identificando que necessidades e problemas podem ser por eles resolvidos;
-     Operar as funções básicas dos principais aplicativos (editores de textos, de imagens, de apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas);
-     Organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de formatos digitais, reconhecendo as possibilidades de transferências de dados entre estes diferentes formatos.
-     Compreender a estrutura do conteúdo web, habilitando-se assim a buscar e avaliar informações da WEB.
-     Identificar os procedimentos mais gerais de segurança e privacidade ao compartilhar informações em rede.
§ Identificar e reconhecer o potencial de uso pedagógico das diversas ferramentas computacionais utilizadas durante o curso;
§ Analisar preliminarmente o papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem:
-     Analisara importância da cooperação no aprendizado e refletir sobre a importância das ferramentas de comunicação digital na prática pedagógica;
-     Analisar o alcance social e econômico de algumas das principais ferramentas de produção e/ou veiculação de conteúdo digital(blogs, wikis, youtube, etc.);
-     Conceituar e reconhecer as especificidades comunicativas, das principais textualidades digitais e o potencial e papel pedagógicos dos seguintes serviços: bate-papo, e-mail, fóruns e listas de discussão, redes sociais;

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (60h)

Naperspectiva   dos  objetivos  gerais  e  específicos  do  ProInfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico- práticos para que os professores e gestores escolares possam:
•compreender  o potencial  pedagógico  de recursos  das  TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
•planejar   estratégias   de   ensino   e   aprendizagem   integrando recursos   tecnológicos   disponíveis   e   criando   situações   de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem efetivamentena construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
•utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações deensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.

O curso é composto por quatro unidades de estudotendo cada uma objetivos específicos conforme descrito abaixo:
Unidade1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
•Contextualizar a temática: Tecnologia na sociedade,na vida e na escola.
•Propiciar reflexões sobre a identidade do professor e sobre a necessidade de aprendizagem contínua.
•Instigar   a  observação  sobre  a  própria  escola  em  relação  ao  uso  das  tecnologias disponíveis.
•Apresentar e discutir as possibilidades de uso das tecnologias no trabalho por projetos.
•Recontextualizar o uso dos recursos computacionais, inclusive do ponto de vista pedagógico(editores de textos e de apresentações, gerenciamento de arquivos, internet).

Unidade 2: Internet, hipertexto e hipermídia
•Apresentar a internet como espaço de colaboração e de publicação (passível de ser espaço tanto para pesquisa como para publicização do que se faz na escola).
•Apresentar espaços de pesquisa e de colaboração na internet (Wikipédia e Blogs entre eles).
•Apresentar os hipertextos como modalidade  típica de registro na internet e convidar os cursistas a navegar por alguns.
•Apresentar o  conceito  de  hipertexto  como  a  forma  de  representação não  linear  do conhecimento, uma forma de representação popularizada pela tecnologia computacional.
•Promover algumas reflexões iniciais sobre a relação entre esta forma de representação (o hipertexto), os novos processos de leitura e escrita gerados e as práticas pedagógicas correspondentes.
•Provocar o exercício de criação de alguns hipertextos simples, utilizando dos Blogs como possíveis ferramentas de edição de hipertextos.

Unidade 3: Currículo, projetos e tecnologia
·    Contextualizar o tema de que trata a Unidade 4: Currículo, projetos e tecnologias, a partir das contribuições das tecnologias — em especial da tecnologia digital — ao desenvolvimento de projetos.
·    Propiciar o planejamento e aplicação de ações, na perspectiva da pedagogia por projetos
·    Identificar as características do currículo construído por meio do desenvolvimento de projetos, com o uso de tecnologias.
·    Propiciar a identificaçãodas concepções de currículo  e sua ressignificação  diante  das possibilidades  de  integração  da  escola  com   diferentes  espaços  de  produção  de conhecimento.

Unidade 4: Prática pedagógica e mídias digitais
•Apresentar algumas possibilidades de exploração de mídias digitais.
•Conhecer algumas das novas possibilidades pedagógicas trazidas pelas mídias digitais.
•Apresentar os repositórios de mídias da internet, em particular, os do MEC.
•Apresentar o Portal do Professor como ambiente em que se podem encontrar sugestões de uso de mídias, debater formas  de uso, bem como colocar disponíveis para terceiros asexperiências que os cursistas vierem a desenvolver.
•Estimular o uso de recursos de autoria em mídias digitais  (programas, equipamentos  e linguagens) para a síntese e expressão de conhecimentos construídos no desenvolvimento de projetos.
•Apresentar as etapas e os recursos essenciais na produção de imagem, áudio e vídeo digitais.


Elaboração de Projetos (40h);

Em consonância com as diretrizes e os objetivos do Programa Proinfo Integrado, o  curso Elaboração de Projetos (40h) tem como foco desenvolver atividades que integrem  as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam:
·    Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;
·    Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
·    Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;
·    Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).

Redes de Aprendizagem (40h).

O curso Redes de Aprendizagem tem como objetivos gerais:
·    Promover a análise do papel da escola e dos professoresfrente à cultural digital nesta sociedade altamente tecnificada;
·    compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e em especial, como  estas mudanças  afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem  e com a escola.
·    compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.

O curso está dividido em três unidades que têm como objetivos específicos:
Unidade 1: Cultura midiática e escola: Problema?
·    Incentivar o início de reflexão e a busca da compreensão dos fatores que configuram a cultura das nossas crianças e jovens,de  modo a nos tornar mais afins à uma atuação em conjunto com eles, sendo  mais capazes de contemplar  seus desejos e necessidades  e proporcionando um uso mais útil e significativo das tecnologias.
·    Iniciar-se na experimentação pessoal do uso das redes sociais.
Unidade 2: Cultura das redes: mapeamentos fundamentais
·    Identificar características gerais da cultura contemporânea altamente tecnificada, também reconhecida como cibercultura ou cultura das redes.
·    Reconhecer e aprender a valorizar as aprendizagens que os jovens realizam nos ambientes de mídia social.
·    Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias sociais, em especial o Portal do Estudante.
Unidade 3:  Mídias Sociais e Escola– Caminhos para a Cidadania
·    Reconhecer o papel da escola e dos professores na formação de sujeitos capazes de posicionar-se de modo crítico e criativo frente às profundas transformaçõesque esta nova era de tecnificação nos desafia.
·    Aprofundar-se na busca da compreensão do potencial e do papel das novas mídias sociais para construção de uma sociedade mais solidária e justa.
·    Discutir caminhos e alternativas para uma apropriação crítica e significativa das novas mídias sociais pela escola.


3. ­ DOS PRAZOS
a. Período de inscrição: 16 a 26 de Abril de 2013
b. Período de seleção: 29/04 a 03 de maio de 2013
c. Data de divulgação dos resultados do seletivo: 06 de maio de 2013
d. Período de vigência das bolsas:
    - Introdução a Educação Digital – até o término do curso
    - Tecnologias na Educação – até o término do curso
    - Elaboração de Projetos –  até o término do curso


4. DAS INSCRIÇÕES E REQUISITOS
4.1 Constituem-se condições para inscrição os seguintes documentos:
a. Ficha de Inscrição devidamente preenchida (anexo 1);
b.Tabela de avaliação de títulos/atividades preenchida pelo candidato (anexo 2);
c. Curriculum Vitae, constando cursos  e  experiências profissionais, informadas no anexo 2;
d. Texto com no máximo duas laudas sobre o seguinte tema: “As inovações Tecnológicas no contexto escolar: suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem conforme orientações (anexo 3);

4.2 Constituem-se pré-requisitos para inscrição:
a. Possuir nível superior completo;
b. Estar atuando na rede pública de ensino;
c. Os candidatos graduados em Bacharelado deverão comprovar a experiência mínima de 02 (dois) anos em docência na educação básica e/ou em cursos de formação continuada em Tecnologia Educacional e/ou em cursos de nível superior.
d. Os candidatos com diploma de Tecnólogo só poderão concorrer às vagas para o curso de Introdução à Educação Digital.
e. No ato da inscrição o candidato deverá indicar na Ficha de Inscrição a opção da formação na qual pretende atuar, respeitando itens a, b e c do item 3.2 deste edital.
f. Ter disponibilidade semanal de 10 (dez) horas de trabalho, não excedendo 60 horas semanal, independente de quantas e quais redes atua.
4.3 A documentação solicitada no item 3.1 que constitui a inscrição deverá ser encaminhadas para o e-mail: rbtozzi@yahoo.com.br
4.4 As inscrições somente serão aceitas via e­mail;
4.5 Serão indeferidas as inscrições dos tutores bolsistas 2012 que:
a.    Não encerraram suas atividades no prazo estipulado;
b.    Possuem pendências na devolução de bolsas ou envio de documentos;
c.    Não desenvolveram todas as atividades previstas;


5. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
5.1 Serão considerados os seguintes critérios:
a. Análise de currículo;
b. Texto dissertativo;

5.2 Caso haja empate entre candidatos, o critério para desempate será a maior pontuação obtida no item: b) Texto Dissertativo.
Se o empate persistir será considerado a maior pontuação obtida no item: a) Análise do Currículo - Participação/tutoria no ambiente colaborativo e-Proinfo;
O terceiro critério para desempate será a participação na formação: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.


6. DO REGIME DE TRABALHO E ATRIBUIÇÕES
6.1 O bolsista deverá disponibilizar no mínimo, 10(dez) horas semanais para as ações de tutoria, até a conclusão da formação na qual atuará.
6.2 Consistem em atribuições do bolsista:
a.            Planejar e executar os encontros presenciais, bem como as atividades a distância, inserindo-as no ambiente de aprendizagem e­proinfo.
b.            Acompanhar e orientar as atividades desenvolvidas pelos cursistas no ambiente e­proinfo e sua aplicação na escola;
c.            Entregar à equipe da área de Tecnologia Educacional do CEFAPRO de Alta Floresta, os relatórios mensais, acompanhados de lista de presença assinada pelos participantes contendo CPF e telefone de contato. A referida lista de presença deverá estar vinculada à escola onde ocorreu a formação e contendo carimbo e assinatura do Gestor e da unidade escolar, como validação das mesmas.
6.3 No desenvolvimento de suas funções o bolsista atuará sob orientação da equipe da área de Tecnologia Educacional  do CEFAPRO de Alta Floresta.
6.4 O bolsista atenderá a no mínimo 35 (trinta e cinco) cursistas nas escolas, divididos em dois ou mais horários conforme a necessidade da escola ou município.
6.5 O bolsista aprovado deverá participar, obrigatoriamente, do encontro presencial de capacitação de tutoria a ser agendado pela Equipe de Tecnologia do CEFAPRO, dos encontros de planejamento e avaliação e da socialização no Seminário do Polo, quando este ocorrer.
6.6 O bolsista deverá concluir a formação até novembro de 2013
7. DAS VAGAS
7.1 As vagas estão distribuídas de acordo com cada formação, conforme quadro de vagas a seguir:

Município
Introdução a Educação Digital – IED - 40h
Tecnologia na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Elaboração de Projeto – PITEC
Alta Floresta
3
3
3
Apiacás
1
1
1
Carlinda
1
1
1
Nova Bandeirantes
1
1
1
Nova Canaã do Norte
1
2
2
Nova Monte Verde
1
1
1
Paranaita
1
1
1
Total
09
10
06


7.2 A escolha do município será realizada no ato da inscrição.


8. DA REMUNERAÇÃO

8.1 Os Tutores serão pagos através do sistema de bolsas do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação – FNDE, sem vínculo empregatício, com valor nacional para as bolsas de R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) de acordo com a carga horária de cada formação.
8.2 Caso o candidato aprovado participe de outro Programa do MEC recebendo bolsa com recursos FNDE, não poderá acumular mais de uma bolsa. Portanto, deverá optar por um dos Programas.
8.3 A quantidade de bolsas estará condicionada ao curso de formação continuada:
a)    Introdução a Educação Digital: até 03(três) parcelas;
b)    Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC: até 04 (quatro) parcelas;
c)    Elaboração de Projeto (PITEC): até 03 (três) parcelas.
8.4 Em caso de não cumprimento das atribuições o bolsista terá sua bolsa suspensa e/ou devolução conforme parecer do formador em Tecnologia Educacional e Diretor do CEFAPRO de Alta Floresta.
8.5 A devolução será realizada através da Guia de Recolhimento da União (GRU) disponível no site da Receita Federal.
8.6 Para manter o recebimento da bolsa a turma terá que permanecer com no mínimo 30 (trinta) cursistas para municípios com mais de 1 escola.
8.7 No caso de redução do número de cursistas o bolsista deverá comunicar imediatamente o professor formador em Tecnologia Educacional responsável pela formação.
8.8 Caberá ao FNDE proceder a abertura ou ao encerramento de contas-benefício dos bolsistas e efetuar o pagamento das bolsas.


9. DA CLASSIFICAÇÃO
9.1 Os candidatos serão classificados de acordo com a pontuação obtida segundo os critérios relacionados no item 4 deste Edital.
9.2 Os candidatos serão convocados de acordo com a ordem de classificação e vagas disponíveis no município de escolha conforme quadro de vagas. Caso haja desistência ou o candidato selecionado não esteja apto a assumir, será seguida a ordem de classificação para convocação do próximo candidato.
9.3 A convocação dos candidatos está condicionada ao preenchimento de turmas de no mínimo 35 (trinta e cinco) cursistas inscritos em cada formação no município ou escola.
9.4 Os candidatos que forem aprovados poderão ser remanejados de curso escolhido de acordo com a formação das turmas e com sua anuência.


10. DO RESULTADO
10.1 O resultado final desta Seleção Simplificada de Bolsistas será divulgado no dia 10/05/2013  no Site: www.atfcefapro.com.br e fixado no mural do CEFAPRO de Alta Floresta a partir das 14 horas.
10.2 Poderá ser apresentado recurso junto à equipe da Área de Tecnologia Educacional, até 48 horas após a divulgação do resultado final. O mesmo deverá ser enviado somente para o e-mail: rbtozzi@yahoo.com.br



11. DO INGRESSO
11.1 Para ingressar no cargo o candidato aprovado deverá participar de um Encontro Formativo para Tutores no município de Alta Floresta em local, dia e horário determinado pela equipe de professores formadores em Tecnologia Educacional. Não haverá recurso financeiro disponível para o deslocamento e permanência do candidato no município onde o encontro será realizado;
11.2 Deverá entregar no primeiro dia do Encontro Formativo uma pasta com os documentos descritos no item:
a)    Cópia dos documentos pessoais (RG e CPF);
b)    Cópia de Diploma do Curso de Licenciatura/Bacharelado/Tecnólogo;
c)    Currículum Vitae com cópia das titulações constadas no anexo 2.
11.3 Comprometer-se em cumprir todas as cláusulas do item nº 5 deste edital assinando um termo de compromisso junto ao CEFAPRO.


12. DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1 Todas as informações referentes a este processo seletivo serão disponibilizadas no Site: www.atfcefapro.com.br no mural do CEFAPRO de Alta Floresta.
12.2 Todas as dúvidas, esclarecimentos e contatos deverão ser feitos via e-mail: rbtozzi@yahoo.com.br
12.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Equipe Gestora, juntamente com a Equipe da Área de Tecnologia Educacional do CEFAPRO de Alta Floresta.
TEL:   (66) 3521-1647 / (66) 8442-4420                    



FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PROINFO/MEC
Acesse no Link abaixo a ficha de inscrição para o processo simplificado de seleção de bolsistas Proinfo/MEC.





Alta Floresta, 09 de Abril de 2013.




































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

Cidade do PI é grande vencedora em Olimpíada de Matemática

Projetos de Pesquisa na Escola Estadual do Campo Ivone Borkowski.