Preparativos Para a CONAPEE


COMEÇAM OS PREPARATIVOS PARA A REALIZAÇÃO DA 1ª ETAPA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA-MT
Os Assessores Pedagógicos de Alta Floresta, Carlos Alberto Cardoso e Edson Amaro dos Santos; o Secretário Municipal de Educação Rogério Colicchio; o Gestor do CEFAPRO, José Marcos dos Santos e o representante do SINTEP-MT/Membro do Fórum Estadual de Educação, Dirceu Blanski, reuniram-se na tarde do dia 27 de Julho de 2011, nas dependências da Assessoria Pedagógica, para tratar sobre a realização da CONFERÊNCIA MUNICIPAL PARA AVALIAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÂO, que acontecerá no dia 26 de Agosto do corrente ano.
Nesta etapa municipal, a Conferência mobilizará a participação dos vários segmentos/instituições organizados no âmbito do município de Alta Floresta, tendo representatividade de pais, alunos, professores e demais funcionários das escolas estaduais, municipais, privadas, Conselho Municipal de Educação, Instituições de Ensino Superior Pública e Privada, Secitec, Associações de Bairros, Representantes do Poder Legislativo, Ministério Público entre outros.
O objetivo da Conferência é envolver toda a sociedade organizada disposta a contribuir para a melhoria da educação no Estado de Mato Grosso. Além disso, objetiva-se, ainda de forma coletiva, integradora e articulada, avaliar as metas e objetivos definidos no Plano Estadual de Educação, aprovado em Janeiro de 2008 pela Lei nº 8.806/2008.
O Documento Base da Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação-CONAPEE/MT-2011, apresenta 06 eixos que subsidiarão os debates e discussões: 1º Qualidade da Educação, 2º Inclusão e Diversidade na Educação, 3º Educação e Mundo do Trabalho, 4º Acesso e Permanência no Ensino Superior, 5º Profissionalização da Educação e 6º Gestão Democrática.
De acordo com a Secretária de Estado de Educação, Professora Rosa Neide Almeida Sanches a avaliação do Plano Estadual de Educação ocorrerá em todo o Estado em 03 etapas assim definidas: 1ª Etapa: Conferência Municipal a ser realizada no período compreendido entre 01 a 31 de Agosto; 2ª Etapa: Conferência Regional nas datas de 19 e 20 de Setembro no Polo de Alta Floresta e a 3ª Etapa: Conferência Estadual a ser realizada no período de 15 a 18 de Novembro na capital do Estado.
Em todas as etapas, os participantes terão como documento norteador para as discussões/avaliação, o DOCUMENTO REFERÊNCIA, disponibilizado no Site da SEDUC-MT. Neste sentido, os resultados preliminares das discussões realizadas sobre os 06 eixos propostos, serão redigidos em formato de EMENDAS de natureza Aditiva, Supressiva e Substitutiva. Estas emendas serão encaminhadas à comissão organizadora da etapa regional ( CEFAPRO ).
Entendemos que a Conferência é mais um passo importante na consolidação da Gestão Democrática consubstanciada na Constituição Federal, Art. 26, inciso VI e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB nº 9.394/96, Art. 14.
Além destes aspectos legais, o mérito desta conferência está em envolver a sociedade civil organizada e todas as instituições educacionais presentes no município de Alta Floresta, para que juntos redefinem os rumos da educação que queremos. Abster-se de participar deste debate, significa abdicar-se do seu direito de cidadão.
Desde já, a Comissão organizadora convida todos os Alta-Florestenses a participarem de mais este momento democrático na esfera educacional em nosso município.

Carlos Alberto Cardoso
Assessor Pedagógico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional