Projeto escolar promove impacto na economia regional

Um projeto de estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado da Escola de Campo Ouro Verde foi responsável por beneficiar 370 famílias do município de Alta Floresta (830 km de Cuiabá). Este trabalho apresentado na V Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia, no mês de julho, surgiu da necessidade de conhecer as causas da morte do principal capim, cultivado na região que tem a economia baseada principalmete na pecuária de leite e corte.

O problema do capim estava dizimando a principal fonte de alimento para o gado, afetando a agricultura familiar que tem na pecuária de leite a principal renda. O trabalho desenvolvido pelos estudantes buscou soluções para minimizar os efeitos provocados com a escasses do produto.

Os estudantes Paulo Roberto Andrade Lopes e Fernando Lucas Luczinski, filhos de produtores rurais, pesquisaram uma solução para o problema que afetava a família de todos os demais estudantes da unidade. O resultado do trabalho rendeu a premiação pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) que disponibilizou bolsas de estudos no valor de R$100,00, para cada estudante, no periodo de um ano.

Segundo o diretor da unidade escolar, professor Elio Luiz Egewartz, o projeto foi muito positivo para os alunos. Esta foi a 2ª participação vitoriosa da unidade escolar, na Feira Estadual. Em 2009, estudantes da Ouro Verde também foram contemplado pelo bom desempenho em outro projeto.

“A iniciativa foi dos próprios alunos por ser um problema que afetava diretamente a economia da família, visto que todos os estudantes são filhos de produtores rurais”, afirma o diretor. O reconhecimento também foi local devido à participação na Feira Municipal do Conhecimento, organizada pela Prefeitura.



Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional