V Mostra de Ciência divulga trabalho premiados
Divulgados nesta semana os dez primeiros projetos científico-tecnológicos classificados na “V Mostra Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação”, ocorrida de 05 a 07 de julho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.  A pontuação, seguindo orientação do regulamento, reuniu entre os premiados, participantes das três categorias (Ensino Fundamental, Médio e Inovador)
O evento realizado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) com parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dará como premiação aos classificados uma bolsa de estudos de R$ 100 mensais, ofertada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), durante o período de um ano.
E mais, a Seduc premiará os primeiros colocados de cada categoria (1, 2 e 3), com uma viagem para Pernambuco, onde participarão no município de Olinda, no mês de outubro, da XVII Feira de Ciência Jovem.
A participação em mostras de Ciências e Tecnologia estimulam o conhecimento para os jovens estudantes. Foi esse pensamento que levou o professor de Biologia, Marcos Antonio dos Santos Amorim, da Escola Estadual de Querência (927 km da Capital), a desafiar a turma da 2ª fase do 3º ciclo. Num primeiro momento tiveram que criar um tema a ser pesquisado, e depois colocar a mão na massa para apresentar o trabalho na Mostra da escola. 
Lançado o desafio, os estudantes Victor Panazzolo e Ivan Reche Correa Júnior, ambos de 11 anos, saíram a campo. Com a ajuda da família decidiram pesquisar uma fruta do cerrado, o Pequi. Os pais de Júnior trabalham com o produto. 
Pesquisaram, estudaram e ousaram criando o “Pequitos”. Nome do salgadinho a base de Pequi, com sabor característico da fruta e produzido semelhante à batata frita industrializada.
O produto que está para ser patenteado deu a segunda colocação a Escola Estadual de Querência, a primeira da rede a pontuar no rancking da V Mostra de Ciência e Tecnologia e Inovação.
Para a Seduc, a pesquisa é um instrumento fundamental para estimular o conhecimento. “A premiação do CNPq fortalece a difusão da pesquisa entre os jovens, desperta o interesse ao estudo e forma novos cientistas”, destaca a assessora técnica pedagógica, Marilza Gimenez Hidalgo, da coordenação de Projetos Educativos. Marilza foi a representante da Seduc, na V Mostra Estadual.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional