42,8% dos alunos do 3º ano sabem o esperado em matemática, diz prova
Avaliação reuniu 6 mil alunos de escolas públicas e privadas.
Prova ABC mediu ainda desempenho em leitura (56,1%) e escrita (53,4%).
Uma avaliação feita com alunos que cursaram em 2010 o 3º ano (2ª série) do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do país mostram que menos da metade (42,8%) das crianças aprendeu o mínimo que se era esperado no conteúdo de matemática para este nível do ensino, com uma grande diferença de desempenho entre estudantes de escolas privadas e públicas.
O resultado da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) mostrou ainda que 56,1% dos alunos aprenderam o que era esperado em leitura, e 53,4% dos estudantes tiveram desempenho dentro do esperado em redação.
A Prova ABC mostra ainda uma grande variação entre as regiões do país e as redes de ensino (pública e privada). Sul e Sudeste obtiveram os melhores desempenhos, enquanto Norte e Nordeste mostraram as piores avaliações.
A prova foi aplicada no primeiro semestre deste ano para cerca de 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país para medir seu conhecimento do conteúdo até o 3º ano (2ª série). A avaliação foi elaborada em uma parceria do Todos Pela Educação com o Instituto Paulo Montenegro /Ibope, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Cada criança respondeu a 20 itens (questões de múltipla escolha) de leitura ou de matemática (o aluno fez testes de apenas uma das duas áreas). Além disso, todas elas escreveram uma breve redação, a partir de um tema único. O objetivo foi avaliar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos ao final do terceiro ano, que representa o fim do ciclo básico de alfabetização.
Matemática
Na prova de matemática, o objetivo era obter no mínimo 175 pontos para mostrar domínio da adição e subtração e conseguir resolver problemas envolvendo, por exemplo, notas e moedas. Estes 175 pontos correspondem ao conhecimento esperado dos alunos desta série segundo escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
No total, 42,8% do total das crianças tendo aprendido o que era esperado para esta etapa do ensino em matemática. A média nacional foi de 171,1 pontos, sendo que entre os alunos da rede privada foi de 211,2 pontos, a da rede pública ficou em 158,0 pontos.
Média de pontos em matemática e percentual de alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série)
Região
Rede pública
Rede privada
Média
BRASIL
158,0 pontos (32,6%) 211,2 pontos (74,3%) 171,1 pontos (42,85%)
Norte
145,4 pontos (21,9%) 196,7 pontos (67,7%) 152,6 pontos (28,3%)
Nordeste
148,9 pontos (25,2%) 186,9 pontos (54,7%) 158,2 pontos (32,4%)
Sudeste
161,9 pontos (35,6%) 224,2 pontos (80,6%) 179,1 pontos (47,9%)
Sul
171,3% pontos (44,5%) 224,9 pontos (86,3%) 185,6 pontos (55,7%)
Centro-Oeste
167,1 pontos (40,6%) 204,2 pontos (78,9%) 176,5 pontos (50,3%)
Fonte: Prova ABC; Todos Pela Educação; Ibope; Fundação Cesgranrio; Inep
"As pessoas acham que alfabetização é apenas saber ler e escrever. Tem que se pensar na alfabetização numérica também, precisamos desde cedo que nossas crianças saibam as operações básicas de matemática", diz o professor Ruben Klein, da Cesgranrio. "Para que o país possa ter conhecimento tecnológico e formar engenheiros é preciso desde cedo ter uma boa formação em matemática."
A média de 42 pontos percentuais entre os alunos da rede pública e os da rede privada chamaram a atenção na pesquisa.
Os pesquisadores destacam a preocupação em se corrigir o problema ainda na educação básica. "A tendência é este desempenho piorar nas séries mais avançadas", diz Klein. "Pesquisa com estudantes que estão terminando o ensino médio mostram que só 11% atingem o conhecimento mínimo em matemática."
Leitura
Na prova de leitura, os alunos, entre outras tarefas, tinham que identificar temas de uma narrativa, localizar informações, identificar características de personagens e perceber relações de causa e efeito contidas nestas narrativas. A média foi de 185,8 pontos na escala, sendo 216,7 pontos entre alunos da rede privada e 175,8 pontos para estudantes da rede pública. A médica nacional (incluindo escolas públicas e privadas) foi de 56,1%.
Média de pontos em leitura e percentual de alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série)
Região Rede pública Rede privada Média
BRASIL 175,8 pontos (48,6%) 216,7 pontos (79,0% 185,8 pontos (56,1%)
Norte
166,7 pontos (39,4%) 210,6 pontos (69,4%) 172,8 pontos (43,6%)
Nordeste
159,7 pontos (36,5%) 191,1 pontos (61,1%) 167,4 pontos (42,5%)
Sudeste
182,0 pontos (54,4%) 224,2 pontos (85,1%) 193,6 pontos (62,8%)
Sul
186,8 pontos (56,5%) 228,4 pontos (86,8%) 197,9 pontos (64,6%)
Centro-Oeste
186,6 pontos (56,8%) 226,2 pontos (85,5%) 196,5 pontos (64,1%)
Fonte: Prova ABC; Todos Pela Educação; Ibope; Fundação Cesgranrio; Inep
Escrita
Na prova avaliação de escrita, a média esperada do desempenho dos alunos na redação era de 75 pontos. A média nacional ficou em 68,1 pontos, sendo a média das escolas públicas de 62,3 pontos e a das privadas 86,2 pontos.
"Todas as crianças deveriam atingir 100% de aproveitamento. É um direito básico de educação", afirma Priscila Cruz, diretora executiva do Todos Pela Educação. "É preciso um investimento pesado na formação de professores e na educação infantil. Para reduzir a desigualdade social é também preciso reduzir esta desigualdade educacional."
Média de pontos em Escrita e percentual de alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série)
Região Rede pública
Rede privada
Média
BRASIL
62,3 pontos (43,9%) 86,2 pontos (82,4%) 68,1 pontos (53,4%)
Norte
55,4 pontos (35,0%) 80,1 pontos (69,3%) 58,9 pontos (39,8%)
Nordeste
44,5 pontos (21,3%) 67,7 pontos (57,5%) 50,2 pontos (30,1%)
Sudeste
69,9 pontos (53,8%) 96,7 pontos (97,7%) 77,2 pontos (65,8%)
Sul
69,8 pontos (53,6%) 87,5 pontos (81,7%) 74,5 pontos (61,1%)
Centro-Oeste
71,1 pontos (55,0%) 82,5 pontos (77,3%) 73,9 pontos (60,9%)
Fonte: Prova ABC; Todos Pela Educação; Ibope; Fundação Cesgranrio; Inep
Prova ABC mediu ainda desempenho em leitura (56,1%) e escrita (53,4%).
Uma avaliação feita com alunos que cursaram em 2010 o 3º ano (2ª série) do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do país mostram que menos da metade (42,8%) das crianças aprendeu o mínimo que se era esperado no conteúdo de matemática para este nível do ensino, com uma grande diferença de desempenho entre estudantes de escolas privadas e públicas.
O resultado da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) mostrou ainda que 56,1% dos alunos aprenderam o que era esperado em leitura, e 53,4% dos estudantes tiveram desempenho dentro do esperado em redação.
A Prova ABC mostra ainda uma grande variação entre as regiões do país e as redes de ensino (pública e privada). Sul e Sudeste obtiveram os melhores desempenhos, enquanto Norte e Nordeste mostraram as piores avaliações.
A prova foi aplicada no primeiro semestre deste ano para cerca de 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país para medir seu conhecimento do conteúdo até o 3º ano (2ª série). A avaliação foi elaborada em uma parceria do Todos Pela Educação com o Instituto Paulo Montenegro /Ibope, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Cada criança respondeu a 20 itens (questões de múltipla escolha) de leitura ou de matemática (o aluno fez testes de apenas uma das duas áreas). Além disso, todas elas escreveram uma breve redação, a partir de um tema único. O objetivo foi avaliar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos ao final do terceiro ano, que representa o fim do ciclo básico de alfabetização.
Matemática
Na prova de matemática, o objetivo era obter no mínimo 175 pontos para mostrar domínio da adição e subtração e conseguir resolver problemas envolvendo, por exemplo, notas e moedas. Estes 175 pontos correspondem ao conhecimento esperado dos alunos desta série segundo escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
No total, 42,8% do total das crianças tendo aprendido o que era esperado para esta etapa do ensino em matemática. A média nacional foi de 171,1 pontos, sendo que entre os alunos da rede privada foi de 211,2 pontos, a da rede pública ficou em 158,0 pontos.
Média de pontos em matemática e percentual de alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série)
Região
Rede pública
Rede privada
Média
BRASIL
158,0 pontos (32,6%) 211,2 pontos (74,3%) 171,1 pontos (42,85%)
Norte
145,4 pontos (21,9%) 196,7 pontos (67,7%) 152,6 pontos (28,3%)
Nordeste
148,9 pontos (25,2%) 186,9 pontos (54,7%) 158,2 pontos (32,4%)
Sudeste
161,9 pontos (35,6%) 224,2 pontos (80,6%) 179,1 pontos (47,9%)
Sul
171,3% pontos (44,5%) 224,9 pontos (86,3%) 185,6 pontos (55,7%)
Centro-Oeste
167,1 pontos (40,6%) 204,2 pontos (78,9%) 176,5 pontos (50,3%)
Fonte: Prova ABC; Todos Pela Educação; Ibope; Fundação Cesgranrio; Inep
"As pessoas acham que alfabetização é apenas saber ler e escrever. Tem que se pensar na alfabetização numérica também, precisamos desde cedo que nossas crianças saibam as operações básicas de matemática", diz o professor Ruben Klein, da Cesgranrio. "Para que o país possa ter conhecimento tecnológico e formar engenheiros é preciso desde cedo ter uma boa formação em matemática."
A média de 42 pontos percentuais entre os alunos da rede pública e os da rede privada chamaram a atenção na pesquisa.
Os pesquisadores destacam a preocupação em se corrigir o problema ainda na educação básica. "A tendência é este desempenho piorar nas séries mais avançadas", diz Klein. "Pesquisa com estudantes que estão terminando o ensino médio mostram que só 11% atingem o conhecimento mínimo em matemática."
Leitura
Na prova de leitura, os alunos, entre outras tarefas, tinham que identificar temas de uma narrativa, localizar informações, identificar características de personagens e perceber relações de causa e efeito contidas nestas narrativas. A média foi de 185,8 pontos na escala, sendo 216,7 pontos entre alunos da rede privada e 175,8 pontos para estudantes da rede pública. A médica nacional (incluindo escolas públicas e privadas) foi de 56,1%.
Média de pontos em leitura e percentual de alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série)
Região Rede pública Rede privada Média
BRASIL 175,8 pontos (48,6%) 216,7 pontos (79,0% 185,8 pontos (56,1%)
Norte
166,7 pontos (39,4%) 210,6 pontos (69,4%) 172,8 pontos (43,6%)
Nordeste
159,7 pontos (36,5%) 191,1 pontos (61,1%) 167,4 pontos (42,5%)
Sudeste
182,0 pontos (54,4%) 224,2 pontos (85,1%) 193,6 pontos (62,8%)
Sul
186,8 pontos (56,5%) 228,4 pontos (86,8%) 197,9 pontos (64,6%)
Centro-Oeste
186,6 pontos (56,8%) 226,2 pontos (85,5%) 196,5 pontos (64,1%)
Fonte: Prova ABC; Todos Pela Educação; Ibope; Fundação Cesgranrio; Inep
Escrita
Na prova avaliação de escrita, a média esperada do desempenho dos alunos na redação era de 75 pontos. A média nacional ficou em 68,1 pontos, sendo a média das escolas públicas de 62,3 pontos e a das privadas 86,2 pontos.
"Todas as crianças deveriam atingir 100% de aproveitamento. É um direito básico de educação", afirma Priscila Cruz, diretora executiva do Todos Pela Educação. "É preciso um investimento pesado na formação de professores e na educação infantil. Para reduzir a desigualdade social é também preciso reduzir esta desigualdade educacional."
Média de pontos em Escrita e percentual de alunos que aprenderam o esperado para o 3º ano (2ª série)
Região Rede pública
Rede privada
Média
BRASIL
62,3 pontos (43,9%) 86,2 pontos (82,4%) 68,1 pontos (53,4%)
Norte
55,4 pontos (35,0%) 80,1 pontos (69,3%) 58,9 pontos (39,8%)
Nordeste
44,5 pontos (21,3%) 67,7 pontos (57,5%) 50,2 pontos (30,1%)
Sudeste
69,9 pontos (53,8%) 96,7 pontos (97,7%) 77,2 pontos (65,8%)
Sul
69,8 pontos (53,6%) 87,5 pontos (81,7%) 74,5 pontos (61,1%)
Centro-Oeste
71,1 pontos (55,0%) 82,5 pontos (77,3%) 73,9 pontos (60,9%)
Fonte: Prova ABC; Todos Pela Educação; Ibope; Fundação Cesgranrio; Inep
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