Servidor denuncia facilitação de dados

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem

Servidores públicos da prefeitura estão tendo o cadastro funcional acessado por instituições financeiras que fazem empréstimos consignados em folha de pagamento. Em determinados casos, as financeiras conseguem até mesmo o espelho do contracheque do trabalhador. Em Cuiabá, 30% dos servidores, de um universo de 14 mil, contam com empréstimos consignados.

Uma das funcionárias municipais que afirma ter sofrido este tipo de invasão de privacidade é a técnica em Multimeio Didático, Maria Jorgelina Fortunato. “Praticamente todos os dias vinha um funcionário da Credforte aqui no meu local de trabalho me oferecendo o financiamento. Eu falava que não tinha interesse, pois já havia feito empréstimo em outro banco. E embora eu dissesse que não era possível, eles diziam que poderiam pegar o meu holerite”, disse.

Maria Jorgelina conta que, por falta de tempo, já havia solicitado a uma pessoa conhecida e confiável que pegasse para ela os contracheques. Entretanto, não conseguiu. “Foi o pessoal da financeira quem me passou. Eles que me repassaram os holerites que estava precisando”, afirmou. Segundo ela, foram entregues os contracheques dos meses de maio, junho e julho passados.

Além da invasão da privacidade, outra preocupação de Maria Jorgelina é com a questão da segurança. “Sabemos que existem muitos casos de clonagem de nomes e documentos para aplicar golpes na praça. Imagina se de repente você se encontra com um rombo na conta”, comentou.

“Estão tendo acesso a toda a vida funcional do servidor. Na primeira vez que me ligaram, ofereceram empréstimo para uma servidora aposentada da prefeitura da qual sou procuradora. Depois, também fui procurada para fazer o financiamento. Eles não só sabiam o meu nome completo, como tinham o número do meu celular. Celular é uma coisa pessoal, não dei o número para eles em nenhum momento”, contou outra funcionária pública municipal, que preferiu não de identificar.

A servidora disse ainda que lhe pediram para informar o número da sua matrícula funcional, que rapidamente permite o acesso às informações de caráter pessoal e restrito aos servidores públicos por meio de senha individual. Com essa matrícula, é possível obter informações sobre dados cadastrais, funcionais, benefícios ou contracheque.

Ela não passou, mas sua preocupação é com trabalhador desavisado que, diante do assédio, acaba repassando os dados ou mesmo sendo induzido a fazer empréstimos sem precisar.

A secretária de Gestão da prefeitura, Adriana Paula Barbosa da Silva, informou que não havia nenhuma reclamação feita por funcionários diretamente ao órgão municipal ou mesmo à Ouvidoria do município e que tomou conhecimento sobre os fatos por meio da reportagem do Diário. “Essas são informações que só podem ser obtidas pelo próprio servidor e com a apresentação de documentos como Identidade e CPF”, disse.

Conforme Adriana Barbosa, os empréstimos consignados em folhas só são liberados, por meio de convênio, para os bancos do Brasil (BB) e o Panamericano, que têm como representante a Credforte. Porém, com exceção de valores para cálculo da margem de consignação, “é vedada a entrega de cópias de holerites do servidor”.

Adriana Barbosa frisou ainda que fora do prédio da prefeitura não há como a administração proibir o assédio das financiadoras aos servidores. Porém, dentro do Palácio Municipal não é permitido. A secretária garantiu ainda que vai determinar uma investigação sobre as denúncias. “Vamos apurar para identificar eventuais desvios de conduta (de servidor)”, afirmou.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional