Aulas nas escolas estaduais voltam nesta segunda-feira (06.02)


Cerca de 473 mil estudantes retornam às aulas na próxima segunda-feira (06.02) nas 727 Escolas Estaduais de Mato Grosso. O número representa um crescimento de 5% na quantidade de alunos em relação ao ano passado. O início do ano letivo de 2012 contará com atividades lúdicas e de interação organizadas por cada unidade de ensino.

Em Cuiabá, profissionais da Secretária de Estado de Educação (Seduc) participarão da solenidade de acolhida dos alunos na Escola Liceu Cuiabano, localizada no centro da cidade. “Durante os três períodos de aula nossa equipe estará na unidade para dar as boas vindas aos nossos estudantes”, destacou a secretária Adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende.

Para ofertar as aulas em todos os municípios, a Seduc conta com 23.752 professores. Fátima Resende ressalta que dentre esses profissionais já estão todos os educadores aprovados no último concurso público realizado pelo Estado. “São cerca de 3 mil professores aprovados que foram nomeados em 2011 e estarão em nossas salas de aula este ano. Muitos dos classificados no concurso que já foram nomeados também assumirão suas funções e os demais deverão ser chamados este ano”, citou.

Referente à área pedagógica, a secretária informa que todas as disciplinas estão cobertas, com profissionais da área. Ela cita que eventualmente em alguma unidade de campo ou indígena, poderá haver remanejamento com professores, por área de conhecimento, que darão aulas de duas ou mais disciplinas.

De acordo com Fátima Resende, ao irem para a escola os estudantes matogrossenses encontrarão profissionais com formação superior, muitos deles com especialização, mestrado e doutorado comprometidos com a oferta de ensino de qualidade. Ela cita que a Seduc irá intensificar parcerias com instituições que ofertam formação continuada para os educadores.

“Além dos projetos de segunda licenciatura que temos em parceria com as instituições de ensino superior públicas do Estado, iremos implantar este ano com o apoio do Ministério da Educação (MEC), a “pós-graduação em serviço”. Os professores que tiverem interesse poderão fazer especialização na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e no mesmo período do curso colocarem em prática os conhecimentos na sala de aula”, disse.

Estrutura

Em relação a estrutura física, a secretária adjunta lembra que em 2007 a Seduc iniciou a um amplo processo de reformas e construção de novas escolas. “Desde então, 90% das nossas unidades passaram por reforma ou as comunidades ganharam prédios novos”, contou. Para 2012 está prevista a construção de 30 novas escolas, com recursos do MEC, para atendimento de municípios onde houve aumento de demanda “como Cuiabá e Várzea Grande”.

A superintendente de Acompanhamento e Monitoramento da Estrutura Escolar da Seduc, Nuccia Maria Santos, conta ainda que a Secretaria deverá receber recursos federais para realização de reforma em 20 escolas. Essas unidades terão melhorias e adequações em: telhados, instalações elétricas e forro.

Ela informa que a Seduc já possui recursos próprios na ordem de R$ 1,8 milhão para reforma de outras cinco unidades localizadas na capital e na cidade industrial. São elas: Ana Maria do Couto, Mário de Castro, Antônio Epaminondas, Aureolina Ribeiro e Heróclito Monteiro. “Dentro desta mesma fonte de financiamento pretendemos realizar reformas em outras 14 unidades no Estado, totalizando 19”, afirmou.

A superintendente acrescenta que este ano, 302 escolas deverão receber postos de transformação de energia elétrica, para climatização das salas de aula.


VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional