Comissão planejará "estadualização" da universidade de Nova Mutum


Fonte: Só Notícias/Marcio Uhde, de Nova Mutum



Representantes da Uninova, governo estadual, prefeitura e câmara formarão grupo de trabalho para definir o projeto para estadualização da universidade de Nova Mutum. A definição saiu, há instantes, de uma reunião na Assembleia Legislativa. "Na condição de secretário de Ciência e Tecnologia, pasta a qual está ligada a Unemat, vou empenhar-me nessa questão. Esta também é a solicitação que me foi feita pelo vice-governador, Chico Daltro, e pelo próprio governador, Silval Barbosa", disse o secretário Eliene Lima, ao Só Notícias. Ele enalteceu também a estrutura disponibilizada pela Uninova, com "prédio moderno e perfeitas condições de atender as exigências do Estado. A comunidade de Nova Mutum e região está de parabéns pela mobilização em prol da estadualização da faculdade Uninova", acrescentou. Não foi marcada data para ser criado o grupo de trabalho nem feita previsão de quando a universidade poderá ser estadualizada.

A Uninova atende cerca de 600 acadêmicos nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Agronômica, Pedagogia e Letras. Através da Associação Acadêmica, foram colhidas cerca 10 mil assinaturas em um abaixo-assinado, apoiando a estadualização. Os acadêmicos pagam mensalidades para estudas e a prefeitura repassa ajuda financeira para a Fundação Municipal de Ensino Superior.

Segundo uma fonte de Só Notícias, o Estado quer um relatório completo da infraestrutura da Uninova. "O receio seria assumir uma estrutura que onerasse o orçamento, que já é enxuto", disse a fonte.

A reunião aconteceu no gabinete do deputado José Riva, presidente da Assembleia, juntamente com o vice-governador, Chico Daltro, deputado federal Neri Geller, do deputado estadual Dilmar Dalbosco, do presidente do conselho estadual de Educação, Aguinaldo Garrido, o prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenchlager e do presidente da Câmara, Luiz Carlos Gonçalves, o reitor da Unemat, Adriano Silva, o vice-prefeito de Nova Mutum, Sadi Ribeiro Ramos, o presidente da Ucemat, Unírio Schirmmer, os vereadores Zulmiro Bonafé, Ataíde Luis da Silva, Milton Henrique de Carvalho, Silvino Rupolo, Clemente Franzener e Airton Pessi, a diretora da Uninova, Claudia Oro Ramos, a presidente da Fuenm, Léia Torres, o presidente da Associação Acadêmica, Julio Balestrin, o procurador geral do município, Marco Aurélio Piacentini, alguns acadêmicos e representantes do corpo docente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional