Pais participam menos na vida escolar dos filhos


Relatos que ouvi:
“Ih! Férias! O que vou fazer com meu filho?”
“Já coloquei meu filho em escola particular para não ter trabalho”.
“Meu pai e minha mãe não têm tempo de me ajudar com as tarefas”
----------------------------------------------------

A escola é instituição mais poderosa que existe, desde os primórdios da civilização. É nela que todas pessoas desenvolvem as suas habilidades, desde as mais simples as mais complexas. Sendo assim, são necessários muitos acompanhamentos, por parte dos profissionais das aprendizagens, especialmente os professores. No entanto, não é somente a escola que deve se responsabilizar por todos os ensinamentos na vida dos alunos. Os pais também possuem uma grandiosa parcela destes ensinamentos, principalmente na vida escolar de seus filhos.

Vida escolar e familiar devem ser duas faces de uma mesma moeda. Na maioria das vezes, porém, há pais que dizem não terem tempo para a vida escolar do filho atribuindo à escola total responsabilidade pela educação formal e também informal de seus filhos. Os motivos são vários, sendo o principal deles a falta de tempo porque ambos trabalham. Essa questão social faz com que os pais coloquem seus filhos cada vez mais cedo na escola e deleguem seu papel de primeiro educador à escola. Assim, entre outros fatores, a educação informal dos filhos fica inteiramente comprometida, isto é, não são ensinadas pelos pais as regras de convívio social dentro do circulo familiar.

Cabe aos pais ensinar essas regras e deixar aos professores apenas a preocupação com a educação formal ou acadêmica. A escola teria como função dar continuidade à educação familiar. No entanto, isso raramente acontece. É comum em sala de aula deixarmos de exercer a nossa função enquanto professores para atuar como pais. Recebemos crianças carentes afetivamente porque não têm a devida atenção dos pais e quase sempre temos nos preocupado mais com a indisciplina do que com a disciplina que ministramos.

Agora, próximo às férias escolares do meio do ano, já estou me preparando para ouvir novamente de alguns pais o que vão fazer com os filhos, já que não terão aulas. É lamentável. Os pais erram ao atribuir à escola responsabilidade plena pela educação dos filhos. Então, se você é pai se pergunte: Quantas vezes desligou a TV e perdeu a novela para ajudar na lição de casa de seu filho? Se programa diariamente para estudar com o filho? Vai constantemente à escola saber com ele está? Se as respostas são negativas, deve rever os seus conceitos. Não se pode esquecer que você ganhou auxílio profissional da escola e os primeiros responsáveis pelo desenvolvimento do processo educacional são ou deveriam ser os pais.

Ser professor é muito mais do que ser babá ou substituto dos pais. Educar é muito mais que ensinar boas maneiras. É ler, escrever, criar consciência crítica e formar um cidadão em cada um de nossos alunos.

Rosângela Fernandes Cadidé é professora há 10 anos das redes pública e particular, formada em Letras com Especialização em Recreação e Lazer pela Universidade Federação de MT e escreve neste blog às sextas - rosangelacadide@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional