Atividades lúdicas fortalecem o aprendizado em Alta Floresta
Atividades lúdicas fortalecem o aprendizado em Alta Floresta |
As brincadeiras de crianças são atividades potencializadoras do processo de ensino aprendizado utilizados pela Escola Estadual Manoel Bandeira, da cidade de Alta Floresta. Com base no ‘Movimento Pedagógico Brincando e Aprendendo’, a unidade escolar desenvolve atividades subsidiadas por atividades lúdicas e motivadoras destinadas ao atendimento de cerca de 140 estudantes do 1º Ciclo de Formação Humana.
Na prática, os reflexos da proposta pedagógica já podem ser
percebidos no desenvolvimento das produções de texto e na assiduidade
escolar. Uma vez por semana - todas às sextas-feiras - os alunos
dedicam-se a participar de ‘ações motivadoras’. O intercâmbio entre
as salas de aula possibilita aos estudantes conhecerem novos colegas,
novos conteúdos e a quebra de preconceitos. Outra proposta é a
participação de aulas expositivas em ambientes históricos. São
realizadas visitas a museus, instituições públicas (Secretarias
Municipais, Corpo de Bombeiros, Polícias), participação em atividades
temáticas, palestras, e outras práticas, além de atividades lúdicas
subsidiadas por jogos.
A coordenadora pedagógica da unidade, professora especialista em
didática, Rudimaria Barbosa, pontua que as ações já refletem
positivamente e todas as práticas são subsidiadas com emprego de
ferramentas como jogos, alfabeto móvel, dominó silábico, dominó de
frases, material dourado, caça-rimas, filmes, vídeos, material dourado.
“São elementos empregados para despertar a curiosidade e vontade de
aprender dos alunos”. Ela frisa que cerca de 50% dos estudantes da
unidade são moradores de áreas rurais e por isso as atividades
motivadoras são desenvolvidas sempre no período regular das aulas,
incentiva a participação de todos.
Segundo Rudimaria, a proposta pedagógica não se limita a área de
linguagens. Existem jogos e brincadeiras que se expressam como uma
forma lúdica de resgatar aspectos do pensamento matemático e ajudam a
despertar o raciocínio lógico e estimulam a curiosidade matemática
fazendo com que o estudante não tema a disciplina.
Integração
Ela cita que como as atividades são necessariamente realizadas
coletivamente e houve um acentuado fortalecimento e integração entre
as turmas, mesmo em diferentes faixas etárias. “Nós temos o apoio dos
alunos do 2º e do 3º Ciclo, assim como dos professores que acompanham
as visitas executadas. Todo o trabalho é coletivo”.
A unidade escolar atende a cerca de 460 estudantes matrticulados nos três Ciclos de Formação Humana.
Patrícia NevesAssessoria Seduc-MT
postagem: Damião de Souza Santos
Comentários
Postar um comentário