Facebook anuncia conversas por meio de vídeo e em grupo

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, anuncia
chat por meio de vídeo na rede social
(Foto: Paul Sakuma/AP)

Anúncio é em reação ao lançamento da rede social Google+.
Área de bate-papo será redesenhada
O Facebook anunciou nesta quarta-feira (6) algumas novidades da rede social para os proximos meses de 2011. Entre os destaques está o chat por meio de vídeo e em grupo. A parceria tecnológica foi feita com o Skype e o serviço já está disponível.

O site, que já possui mais de 750 milhões de usuários que compartilham 4 bilhões de "coisas" todos os dias, irá mudar o design da função e incluirá as conversas por meio de vídeo nos próximos dias. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, disse que a mudança será significativa para os usuários. Para usar o serviço, será necessário instalar um plug-n no PC. A integração do recurso para celulares e tablets ainda não será implementada, segundo a empresa.

Haverá uma mudança de design na área de bate-papo para atender uma demanda do público, permitindo enxergar melhor os amigos que estão on-line para chamar para uma conversa em grupo, por exemplo. As chamadas por meio de vídeo prometem ser bastante simples, bastando clicar no ícone específico para iniciar a conversa.

Tony Bates, CEO do Skype, disse que a medida irá ampliar a base de usuários do produto nos próximos meses e anos. "É uma grande oportunidade de negócios". A Microsoft, que possui 1,4% do Facebook, adquiriu o Skype em maio por US$ 8,5 bilhões.

O bate-papo por meio de vídeo será gratuito e poderá ser feito apenas entre duas pessoas. O usuário precisa ir na página de um amigo e clicar no ícone com o desenho de uma câmera e realizar a chamada, que deve ser aceita pela outra pessoa. "As câmeras não serão acionadas até as duas pessoas aceitarem o início da conversa", disse o CEO do Facebook.

No concorrente Google+, chat com tecnologia pode ser realizado com até dez pessoas ao mesmo tempo. "Acreditamos que assim teremos o melhor serviço em termos de redes sociais", disse Zuckerberg.
Do G1, em São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO “PAIS ATUANTES, ALUNOS BRILHANTES”

NEPRE-UFMT ganha reconhecimento nacional